,

FÉ E DEVOÇÃO MARCAM O ENCERRAMENTO DO FESTEJO A SÃO GONÇALO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE

Rose Nascimento noticiou ao site RCNews (link abaixo):

“Após quatro dias de meditação, oração e louvor, ainda sedentos da palavra de Deus, o povo católico de São Francisco do Conde vindo de vários cantos da paróquia, participou hoje (28) da grande festa, em que se celebra o dia do santo padroeiro, São Gonçalo.

A missa solene realizada na manhã desta segunda – feira (28/01) foi presidida pelo Frei Rogério Rodrigues, OFM, pároco da Paróquia São Gonçalo.

Ele iniciou a homilia contando um pouco da história do santo. De acordo com o sacerdote, São Gonçalo é de origem portuguesa, de família nobre. Ao ingressar nos estudos teológicos descobre a vocação sacerdotal. Faleceu em 10/01/1262, e foi beatificado no ano de 1961 pelo Papa Pio VI.

Em seguida prosseguiu dizendo, “uma festa religiosa é tempo de descoberta e de escuta de Deus; é momento abençoado de missão, de evangelização; momento de dialogo com a cultura, e com a sociedade. Uma festa religiosa é lugar de acolhimento ao que Deus nos diz por intercessão do santo e através de nós quer realizar. Uma festa religiosa tem que ser essencialmente um convite a valorizarmos a família humana que somos”.

“Celebrar a festa do santo, dizer que somos Igreja Viva da Eucaristia é procurar sair de uma realidade onde não está presente a vida, onde não está presente o amor fraterno, onde não está presente a solidariedade, e ir para uma vida onde tudo isso se faz presente”, completou.

Além estiveram presentes os representantes do executivo, o prefeito Evandro Almeida e o vice Carlos Alberto Bispo da Cruz ‘Nem do Caípe’ e alguns secretários. Também estiveram presente o atual presidente da câmara municipal, o vereador Antônio Lopes ‘Pantera’, e os vereadores Venilson Chaves ‘Cravinho’ e Luís Carlos Dantas ‘ Me abrace’.

Encerrada a missa os fiéis saíram em procissão levando a imagem do padroeiro pelas ruas do centro da cidade. Ao retornarem para a Igreja Matriz todos puderam comer um delicioso feijão e outros petiscos ao som romântico de Almir Reis”.

 

Veja mais fotos em: Festa de São Gonçalo – S. Francisco do Conde