,

FREI GODOFREDO RAULF É HOMENAGEADO NA CIDADE DE MADRE DE DEUS NA BAHIA

A presença franciscana no Nordeste atravessa gerações e tem deixado marcas importantes pelo trabalho que os filhos de São Francisco tem realizado, sobretudo para os mais pobres.

Na cidade de Madre de Deus – BA, alguns frades realizaram no passado alguns trabalhos, dentre os quais está a figura de Frei Godofredo que iniciou, na sua passagem por lá, um trabalho de educação para crianças. O fato é que essa iniciativa não foi esquecida, o que endossa isso é reconhecimento dado a essa memória. No último dia 20 de dezembro do ano passado na cidade referida, houve a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Frei Godofredo Raulf (CMEI), que atenderá até 400 crianças de 02 anos completos até 05.

Em nota, o site Bahia Noticías destacou a figura de Frei Godofredo no pioneirismo dessa iniciativa: “Nascido em 18 de fevereiro de 1915 na Alemanha, o frei Godofredo Raulf chegou a Madre de Deus em 1970, após passar alguns anos conhecendo várias cidades brasileiras.

Sempre disposto a realizar trabalhos sociais entre as famílias da cidade, aqui, além de celebrar missas, o Frei criou o Centro Comunitário Cristo Rei, onde mantinha diversos cursos – como corte/costura, violão e datilografia –, um coral (que às vezes transportava em sua própria Kombi) e importantes movimentos católicos (como o Cristo Samaritano e o Cristo Vida).

Sem dúvida, o mais importante legado do Frei Godofredo foi a Creche Deus Menino. A instituição – que no início era mantida com doações vindas de familiares e amigos na Alemanha – permanece até hoje, prestando um grande serviço à população madredeusense. Em 35 anos de existência, a Creche já atendeu mais de 4.500 crianças.

O Frei Godofredo morreu em 2005, aos 89 anos. Seu exemplo de disciplina e trabalho em favor da comunidade, entretanto, permanecem vivos na lembrança saudosa que dele guardam os filhos de Madre de Deus. O Centro Municipal de Educação Infantil Frei Godofredo Raulf é uma forma de imortalizar o seu nome e, ao mesmo tempo, de dizer “Muito Obrigado””.

O site destacou ainda que o Centro de educação infantil “possui área total de aproximadamente 4 mil metros quadrados (m²), com 3 pavimentos de área construída, tendo em suas dependências, 20 salas educacionais – com quarto de descanso -, secretaria/coordenação, sala de professores, sala multimídia, banheiros adaptados, elevador, Babyteca (Biblioteca especializada no atendimento à primeira infância), dois parques, mini-zoo, enfermaria, refeitório, cozinha experimental e horta, consultório odontológico, dentre outros compartimentos”.

O prefeito da cidade na sua fala expressou que “o frei tem um legado extraordinário na vida das famílias que residem aqui e por isso a homenagem é mais do que justa”.

Fonte: BAHIA NOTÍCIAS – CMEI