,

INAUGURAÇÃO DO MOSTEIRO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA MÃE DE DEUS

O Mosteiro Imaculada Conceição da Mãe de Deus em Feira de Santana-BA, esteve em festa no último dia 02 de dezembro onde foi dada a benção inaugural do Mosteiro das Irmãs Clarissas, assim como a benção da imagem da Virgem Maria Imaculada, que se encontra em um coreto na entrada do mosteiro, acolhendo os fiéis que chegam ao Mosteiro com o olhar maternal da Imaculada.

A Fraternidade dos Frades Menores de Salvador esteve presente nesta ação de Graças, celebrando junto com os presentes a alegria deste espaço sagrado de intimidade com Deus que é o Mosteiro Imaculada Conceição da Mãe de Deus.  O testemunho de vida de, oração e contemplação das irmãs cativam os fieis, isso se expressa na alegria dos que visitam o mosteiro, visível  no carinho pelas irmãs.

A Santa Missa foi presidida por Vossa Excelência Rev.ma Dom Zanoni Castro, Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana e com celebrada por Vossa Excelência Rev.ma Dom Itamar Vian, OFMcap, Bispo Emérito Arcebispo Emérito da referida Arquidiocese, idealizador do Mosteiro da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Durante a homilia, proferida por Dom Itamar, onde destacou a importância da presença das irmãs Clarissas na Arquidiocese, “São mulheres livres, felizes, inteiramente dedicadas e que têm a compreensão da vida em outra perspectiva. Optaram por viver na clausura, têm seus quartos (celas), plantam, cultivam, trabalham, rezam e o papel é a sintonia, a comunhão, interceder pela nossa igreja e contribuir para o acompanhamento espiritual do povo” desta forma a Clausura não impede que essas irmãs que se doam com amor, não as prende mas as tornam livres para amar.

Ao final da celebração, seguiu-se os agradecimentos por todos que contribuíram para a construção mosteiro através das orações, das doações e pela comissão dos amigos do mosteiro, que junto com as Irmãs Clarissas muito trabalharam ao longo de seis anos para a arrecadação de recursos necessários, até o termino do mosteiro.

A Núncio Apostólico do Brasil Vossa Excelência Ver.ma dom Giovanni Daniello, enviou mensagem de felicitações as Irmãs pela conclusão da obra do mosteiro e também a Dom Itamar Vian pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal.

Após a Celebração Eucarística foi servido um almoço no claustro do mosteiro preparado pelos Amigos do Mosteiro.  Possibilitando aos presentes ter parte na vida fraterna das irmãs e conhecer um pouco do ambiente onde vivem as filhas de Santa Clara de Assis.

 

 

Frei Mendelson Branco da Silva, OFM