,

IX ASSEMBLEIA NACIONAL DOS ORGANISMOS DO POVO DE DEUS

Está acontecendo em Aparecida a IX Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus e tem como tema “A Sinodalidade da Igreja e o protagonismo dos cristãos Leigos e Leigas”.

O encontro conta com a participação de 170 pessoas entre leigos(as) e religiosos(as) e vários órgãos da Igreja e está acontecendo desde o dia 22 e seguirá até o dia 25 de novembro.

Segundo o Documento 105 da CNBB “as Assembleias Nacionais dos Organismos do Povo de Deus (ANOPD) vêm sendo realizadas desde 1991 e reúnem os dirigentes da CNBB, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Falando sobre a ‘necessidade e a beleza de caminhar juntos’, o Papa Francisco afirma: ‘O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio’” (Doc. 105, n. 274 ‘c’).

A CNBB em nota afirmou que “o evento marca o encerramento, carinhosamente denominado como a ‘culminância’ do Ano Nacional do Laicato. ‘A Sinodalidade da Igreja e o protagonismo dos cristãos leigos e leigas’ foi o tema escolhido para motivação e aprofundamento nesta ocasião na qual o corpo eclesial estará refletindo e celebrando a presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, como aponta a carta convite”.

Frei Marcos Osmar, da nossa Província está participando da Assembléia na função de Diretor Presidente da CRB Regional Salvador.

Que essa Assembleia seja proveitosa e surta frutos de protagonismo e evangelismo.

Veja mais em: IX ASSEMBLEIA DOS ORGANISMOS DO POVO DE DEUS