,

XXI ENCONTRO DA REDE SOLIVIDA

Conduzidos pela temática “Juventude e Participação”, entre os dias 9 – 11/nov aconteceu mais um encontro da Rede SoliVida, na cidade de Campo Formoso-BA, contando com a presença dos coordenadores e alguns membros dos 27 projetos que são apoiados pelo Aktionskreis Pater Beda.

O que é a Rede SoliVida? Fundada oficialmente em junho de 2013, e oficializada como associação em junho de 2014 na cidade de Pirapemas, no Maranhão. A Rede Solivida surgiu da reflexão que suscitou uma inquietação e entendimento de que se fazia necessário organizar uma articulação entre organizações para fortalecer e superar as limitações financeiras e técnicas presentes na base dos projetos filiados que se preocupam com temas comuns e formas de trabalhar semelhantes.

A finalidade deste encontro foi reunir todos estes projetos, e levar os adolescentes, jovens e coordenadores partindo de uma programação bem estruturada, com plenárias, oficinas de estudos, dinâmicas, gincana juvenil, apresentações artísticas e outras ações, contribuir com a construção de uma reflexão sobre o papel da juventude de modo proativo onde eles estão inseridos.

Deste modo, vemos que a importância e a missão da Rede Solivida está no fortalecimento dos projetos que a compõem, observando suas respectivas áreas de atuação, que através do alargamento dos conhecimentos oriundos de cada grupo, cada projeto, e suas práticas à luz da troca de suas experiências particulares promovam o diálogo entre o saber popular e conhecimento científico, contextualizando e potencializando ações em rede. Assim, a finalidade desses esforços é encaminhar o acúmulo de suas experiências para uma profissionalização direcionada a contribuir com o desenvolvimento humano em uma perspectiva de sustentabilidade socioambiental, aproximando realidades de fronteiras e comungando humanidades.

Frei Artur Medeiros, OFM.