,

53ª ASSEMBLEIA DA CRB DO REGIONAL BAHIA E SERGIPE

Durante os dias 14 e 15 de setembro de 2019 foi realizada a 53ª Assembleia Regional Bahia e Sergipe da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB) no Colégio Assunção, em Salvador-BA. O Tema da assembleia foi, “Consagradas e Consagrados em Missão” com inspiração bíblica de João 2,5: “Fazei tudo o que ele vos disser”.

A Assembleia contou com a presença de 221 religiosos(as) consagrados(as) e se iniciou com a oração de abertura conduzida pelo Padre Moussa Serge Hyacinthe Traore, onde foi meditada passagens das sagradas escrituras em várias línguas, com cantos tradicionais de alguns países dos continentes. Em seguida todos(as) os(as) participantes foram acolhidos(as) pelo Frei Marcos Osmar, OFM (Coordenador da CRB regional BA/SE) e também pela Ir. Cacilda Mendes Peixoto, SDN da (CRB Nacional), e assim foi motivada a reflexão da primeira conferência abordando o tema e lema da assembleia, o assessor que conduziu a reflexão foi o Pe. Domingos Chagas, trazendo luzes para uma reflexão das realidades na vida religiosa consagrada e onde cada uma está presente.

Foi apresentada na tarde do dia 14 as quatro prioridades da CRB Nacional, pela irmã Cacilda Mendes Peixoto, SDN , que são as seguintes: 1 – cultivar a mística profético sapiencial; 2 – Ouvir o clamor dos pobres e da terra; 3 – Fomentar a intercongregacionalidade, a  interculturalidade e a partilha dos carismas com leigas/os e 4 – promover relações humanizadoras e atenção diferenciada à cada geração na Vida Religiosa Consagrada. Após apresentar as prioridades da CRB nacional os religiosos(as) formaram grupos e em plenária foi escolhida uma prioridade como principal para o regional da CRB: “cultivar a mística profético-sapiencial”. A luz dessa prioridade devem-se realizar trabalhos inspirados no testemunho de Maria, na escuta a voz de Deus nos pequenos sinais da vida afim de testemunhar a esperança do Reino na noite escura da realidade socioeconômica e política dos povos.

O encerramento do encontro aconteceu com a celebração Eucarística presidida por Dom Marco Eugênio, que é bispo auxiliar da Arquidiocese primaz do Brasil. Em sua homilia, Dom Marco Eugênio abordou a parábola do filho pródigo, proclamada na liturgia dominical, onde expressou que Deus sempre toma a iniciativa, animando os religiosos(as) presentes em sua missão.

 

Frei Mendelson Branco, OFM