,

UNIÃO DAS CONFERÊNCIAS LATINO AMERICANAS FRANCISCANAS (UCLAF) CELEBRA 50 ANOS

A União das Conferências Latino Americanas Franciscanas (UCLAF) está reunida na 25ª Assembleia em Buenos Aires, Argentina. Com um tom celebrativo, pela ocasião dos cinquenta anos de fundação da UCLAF, a Assembleia conta com a participação do Ministro Geral, Frei Michael Perry, o Vigário Geral, Frei Julio Bunader, o Definidor Geral Frei Valmir Ramos e os Ministros Provinciais e Custodiais que compõem o Cone Sul. Nosso Ministro Provincial Frei João Amilton por ter sofrido um acidente deslocando assim os tendões do braço direito, em Londrina, foi impossibilitado de participar.

No site da Província da Imaculada Conceição do Brasil encontramos um breve relato de como se deu a celebração em ação de graças pelo 50º aniversário da UCLAF:

“Na segunda-feira (29), às 19h, foi celebrada uma Eucaristia em ação de graças pelo 50º aniversário da UCLAF. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Buenos Aires, Dom Mario Aurelio Poli; Frei Michael Perry e o argentino Frei Julio Bunader. Antes da homilia, Frei Guido Zegarra, da Província Doze Apóstolos, entregou um livro ao Ministro Geral, afirmando: ‘Confiamos como um tesouro todo este caminho. Da vida escrita e viva, carregada de experiência e de sentido. Uma história inspirada em homens e mulheres de nossa querida América Latina; uma história de irmãos e menores, que se animaram a sair e encontrarem-se para compartilhar a alegria do Evangelho’. Após o gesto, Frei Michael Perry entregou a cada participante do encontro uma estola, exortando-os a ter viva a memória e animar as fraternidades a serem anunciadoras da paz, dando a vida como o Bom Pastor por suas ovelhas. Em sua homilia, o Vigário Geral destacou que a UCLAF nasceu num período importante da Igreja, na implementação das orientações do Concílio Vaticano II, ‘com o desejo de assumir a novidade do Concílio e do Evangelho de Jesus Cristo com um rosto franciscano, atentos ao contexto social, cultural e político’, ressaltou Frei Julio. ‘Hoje, depois de 50 anos da UCLAF, reconhecemos os erros por nossas hipocrisias, o peso que muitas vezes nos curva e produz cansaço, também agradecemos às inumeráveis visitas e presenças de Deus Pai, de Jesus ressuscitado e do Espírito Santo’, recordou o argentino. Ao final da celebração, os participantes da UCLAF se dirigiram ao Convento São Francisco para um recreio fraterno com irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS) e amigos”.

Pedimos as luzes do Espírito do Senhor que os acompanhe nas horas em que estiverem reunidos, e que as Conferências sintam-se motivadas a realizarem, nas suas localidades, as ações e profecias evangélicas demandadas no tempo presente.

 

Fonte: http://franciscanos.org.br/?p=175854