,

II DIA DO CONGRESSO FRANCISCANO MISSIONÁRIO NA GUATEMALA

Nesta terça-feira (23/10/18) ocorreu o segundo dia do III Congresso Franciscano Missionário na Guatemala.

Pela manhã ocorreram duas palestras.

  1. A primeira teve a seguinte temática: “Iluminação bíblica, teológica e pastoral para uma Cultura de Paz em nossa realidade Latino americana”. O palestrante, Frei Juan Carlos, da Nicarágua, apresentou o tema da Cultura de Paz a partir do ver, da iluminação bíblica e do modo como a construir. Conforme o assessor, é preciso transformar conflitos, prevenir conflitos e restaurar a paz. Mas para isso precisa -se de construtores de uma cultura de Paz.
  2. A segunda palestra foi sobre o ” Enfoque eclesiológico de um projeto de uma Igreja em saída”. Este tema teve como Palestrante Dom Álvaro Ramazzini, bispo local. Ele enfatizou essa temática tendo como base a Evangelium Gaudium e o documento de Aparecida. Ele apresentou algumas reflexões referente a Igreja da América Central, enfatizando o problema da violência. Afirmou que na Igreja da América Latina e Caribe existem muitos batizados e poucos discípulos missionários.

A tarde ocorreram as partilhas das experiências sobre as Famílias Missionarias Franciscanas do Equador e a Missão do Cone Sul. Em seguida os participantes foram distribuídos nas oficinas temáticas.

 

Frei Gilmar Nascimento, OFM