,

ENCONTRO VOCACIONAL REALIZADO EM PESQUEIRA REFLETE SOBRE A VIDA DE FRANCISCO DE ASSIS

Do dias 19 ao dia 21 de outubro foi realizado no convento de Pesqueira-PE o Encontro Vocacional, que tratou sobre São Francisco.
O encontro se iniciou na sexta feira com a acolhida,  jantar e oração do terço. Em seguida refletimos um pequeno texto sobre o encontro de Francisco de Assis e o Sultão. Do texto destacamos os seguintes aspectos: Francisco faz um caminho diferente do proposto pelas Cruzadas, vai desarmado e numa perspectiva de paz e ele se propõe ao diálogo, acreditando que é possível uma cultura do encontro, procurando se unir pelo que tinham em comum, que era a fé no mesmo e único Deus.

No sábado, após o café e a oração iniciamos os nossos trabalhos manuais no jardins do claustro. Na parte da tarde adentramos no tema e refletimos aspectos importantes da biografia do pobrezinho de Assis, em seguida refletimos um texto de Leonardo Boff entitulado: Mensagem de Francisco para os jovens de hoje. O texto era escrito em primeira pessoa, como se fosse Francisco falando para cada um de nós. Dentre os aspectos do texto, podemos destacar: A nossa responsabilidade para com a Casa Comum; A cultura do encontro, que envolve o encontro com Deus e com o outro; E o caminho que devemos percorrer afim de descobrimos nossos dons e talentos para começar a mudança, a partir de nós mesmo.

A noite participamos da Eucaristia e em seguida assistimos o filme: O anel de tucum, onde refletimos o nosso compromisso como Igreja para com os pobres e excluídos.

Como São Francisco exclamamos: “É isto que eu quero, é isto que eu procuro, é isto que eu desejo fazer do íntimo do coração” (1Cel 8,22).

Vocacionados Pesqueira