,

FREI SÉRGIO MOURA É NOMEADO VISITADOR PARA A PROVÍNCIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Em outubro de 2019 acontecerá o Capítulo Provincial dos Franciscanos no RS. Os capítulos ocorrem a cada seis anos (tendo sempre um capítulo intermediário após o primeiro triênio) e servem para avaliar a caminhada dos frades, tomar as principais decisões e eleger os frades para o definitório. O definitório é o grupo de frades que coordena a província sendo formado pelo Provincial e Vigário Provincial (que exercem um mandato de 06 anos) e 04 definidores (que exercem um mandato de 03 anos).

Para acompanhar o processo capitular a Cúria Geral nomeia um Visitador Geral. O Visitador é o delegado do Ministro Geral, com a missão de acompanhar o processo, e confirmar os frades na missão. Ao mesmo tempo elabora, a partir dos diálogos com todos os irmãos e os leigos que participam da Missão, um relatório para o Governo Geral da Ordem e para o Capítulo dos Freis.

Para acompanhar o nosso Capítulo de 2019 foi escolhido pela Curia Geral o Frei Sério Moura Rodrigues dos Santos. Ele atualmente é o Vigário Provincial da Província Franciscana Santo Antônio do Brasil. A província franciscana mais antiga do Brasil que é composta por 08 estados do nordeste.

Frei Sérgio é natural de Quixeramobim (CE) e além de Vigário Provincial é mestre dos frades de profissão temporária. Mora no Convento São Francisco em Salvador na Bahia. Ingressou na vida religiosa franciscana em 2002 realizando a sua profissão solene em 2007. Foi ordenado presbítero em novembro de 2012.

Durante os dias de estudo 09, 10 e 11 de outubro, Frei Sérgio acompanhou o encontro dos frades em Daltro Filho (Imigrante) onde pôde ter seu primeiro contato com os frades e a realidade da nossa província. Neste mesmo encontro os frades decidiram o tema e o lema do Capítulo para o próximo ano. Tema: “Fraternidade e redimensionamento” e o lema: “Vai e reconstrói a minha casa!”.

Desde já rezemos pelos franciscanos do RS que iniciarão seu processo capitular e pelo Frei Sérgio Moura para que o Espírito Santo o acompanhe nos seus trabalhos como visitador geral.

FONTE: http://www.franciscanos-rs.org.br/frei-sergio-moura-e-nomeado-nosso-visitador-geral-para-o-capitulo-de-2019/