,

FESTA DE SÃO FRANCISCO: COM SÃO FRANCISCO PROMOVER A PAZ ENTRE AS RELIGIÕES

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!” É uma frase muito conhecida e que Francisco de Assis nos deixa como uma mensagem. Falar de religião é falar de mentalidades diferentes, de uma crença onde cada qual busca viver, com piedade e devoção, no seu dia a dia.

Francisco soube perceber a diferença que há entre as religiões, mas, mais do que a diferença, ele soube ver o elo que as une, ou seja, o afeto e o amor ao próximo. Quando se há diálogo, quando se compreende, consequentemente ama e entende-se que cada qual cresceu aprendendo algo e no aprender, também se desenvolveu. Assim as religiões permanecem.

Contudo, percebemos que no hoje, não está havendo diálogo, não está havendo uma aceitação da ideia oposta, da ideia dos outros. Algo que nasce de uma forma, quer sempre atingir ao outro que vive de outra maneira, atinge-o, vai ao encontro e não positivamente. Eis o nosso desafio: como conhecer a história da fé e como o outro a vive? Sabemos que somos diferentes, e desta forma, devemos procurar entender a forma como o outro vive sua fé; pelo menos nos colocando no lugar e ver que também vivemos uma fé de forma a sermos tampem interpelados pelo outro que vem nos questionar a respeito. Sejamos geradores de paz. Homens de religião que percebe na outra religião uma semente do Deus da Paz. E, Assim como Francisco, vejamos nossa fé como algo sagrado e que respeita a profissão de fé do meu irmão, assim como ele fez ao encontrar com o Sultão Malik-el-Khamil, religiosos que respeita o outro com suas ideias, seus pensamentos, sem atacar e sem se fazer de vítima, isso é religião de verdade, pois uma religião que gera paz nos traz conforto e nos aproxima de Deus por meio de seu itinerário de fé. PAZ e BEM!

 

Frei Alef Henrique Pavini, OFM

Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus

 

 

VEJA TAMBÉM: 

FESTA DE SÃO FRANCISCO: SÃO FRANCISCO E A NA PAZ NA SOCIEDADE.

FESTA DE SÃO FRANCISCO: “COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A PAZ NA ESCOLA”

FESTA DE SÃO FRANCISCO: COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A PAZ NA FAMÍLIA.

FESTA DE SÃO FRANCISCO: “PROMOVER A PAZ NA VIZINHANÇA!”

FESTA DE SÃO FRANCISCO: COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A JUSTIÇA E A PAZ NO TRABALHO

FESTA DE SÃO FRANCISCO: A FÉ NA VIDA DAS PESSOAS