,

FESTA DE SÃO FRANCISCO: SÃO FRANCISCO E A NA PAZ NA SOCIEDADE.

Paz e bem a todos os romeiros e romeiras de São Francisco das Chagas de Canindé. Estamos mais um dia a nos reunir para refletir. Neste quarto dia da novena de São Francisco das chagas de Canindé que é o mesmo São Francisco de Assis tendo como tema principal: “fazei-me Senhor instrumento de vossa paz”, e, neste quarto dia estaremos refletindo o subtema: “Com São Francisco, construir a paz na sociedade”.

A primeira coisa que devemos refletir é que paz não quer dizer calar-se diante das injustiças. Paz é sinal de uma sociedade que está em um processo de conversão, numa conversão que nos levará a estarmos cada vez mais semelhantes ao nosso Deus como São Francisco se assemelhou.

Algo que devemos refletir com afinco é a paz na sociedade e o porquê é necessário construir uma sociedade de paz, por estarmos vivendo tempos de intolerância política, ideológica, de atos desumanos, de violências e de fundamentalismo religioso. É até difícil falar sobre paz.

Contudo, o que é a paz na sociedade? A paz é respeito à diversidade, é solidariedade, é fortalecimento dos direitos humanos e da Democracia, é a busca do diálogo e a rejeição à violência, mas sabemos que falar sobre esses valores é muito fácil e que o difícil é ver tudo isso na prática.

Algo importante a saber sobre a paz na sociedade é que não significa ausência de conflitos, mas a busca por solucionar os conflitos através do diálogo e do entendimento. Com isso, para implantar a paz na sociedade devemos recorrer a diversas luzes, e uma delas é o trecho bíblico do Evangelho de João: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. Em que Jesus quer nos dizer que a paz começa dentro do nosso interior enquanto estamos lidando e aprendendo e melhorando pelos nossos conflitos internos. É a paz de Jesus que devemos transmitir para as outas pessoas.

São Francisco vai escrever em suas admoestações, partindo do Evangelho de Mateus, que bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus, pois, são verdadeiramente pacíficos aqueles que por tudo que sofre neste mundo conservam a paz na alma e no corpo Por Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meus irmãos e minhas irmãs tenhamos sempre em vista o Versículo do evangelho de Mateus que diz: “Felizes os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus”.

Por fim, estamos neste período de eleições, tenhamos consciência para votar em candidatos que possa de fato nos representar e nos ajudar na promoção da paz.

 

Frei Jhonathan Darlon, OFM

Província  de  Santa Cruz

 

VEJA TAMBÉM: 

FESTA DE SÃO FRANCISCO: “COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A PAZ NA ESCOLA”

FESTA DE SÃO FRANCISCO: COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A PAZ NA FAMÍLIA.

FESTA DE SÃO FRANCISCO: “PROMOVER A PAZ NA VIZINHANÇA!”