,

FESTA DE SÃO FRANCISCO: “PROMOVER A PAZ NA VIZINHANÇA!”

Francisco o homem da paz! Ao falar de Francisco para vocês meus irmãos, amigos e devotos de nosso santo querido, torna-se difícil não mencionar a paz. Falar da paz, exige falar do outro, falar do próximo. Hoje iremos refletir sobre esta paz construída dentro de nossa vizinhança. Como construir a paz na vizinhança e com a vizinhança? Antes de tudo temos duas palavras chaves: diálogo e compreensão.

1ª Dialogar: conhecer o outro, conhecer a vida do outro, mas não como especulação e sim algo amigável, algo de companheiro, algo de irmão, ou seja, ser fraterno.

2ª Compreender: pois a partir do momento que se conhece, que se dialoga, devemos compreender, nos colocar no lugar, diante das dificuldades que se passa, dos sonhos que se idealiza, e porque não, todas as alegrias que podem também ser partilhadas.

Assim é Francisco, assim foi Francisco. Esta é a mensagem que ele nos deixa: sejamos vizinhos de paz, vizinhos que evangelizam e vizinhos que se conhecem. Sendo assim, peçamos ao Arauto da paz que nos ajude a sermos pessoas que não se deixa ser privados, na sociedade da conjuntura atual, do privilégio de conhecer o outro, de não deixar que a correria dos afazeres tire este tempo de conhecer o outro. Busquemos, então, nos conhecermos dentro de nossas casas, mas também sair e conhecer aqueles que residem ao nosso lado. Façamos uma fraternidade! Que Francisco nos abençoe e nos dê a paz para que assim sejamos geradores da paz. PAZ e BEM!

 

Frei Alef Henrique Pavini, OFM

Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus

 

VEJA TAMBÉM: 

FESTA DE SÃO FRANCISCO: “COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A PAZ NA ESCOLA”

FESTA DE SÃO FRANCISCO: COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A PAZ NA FAMÍLIA.