,

FESTA DE SÃO FRANCISCO: “COM SÃO FRANCISCO, CONSTRUIR A PAZ NA ESCOLA”

Paz e bem a todos os amigos, devotos e filhos do Pai Francisco, que vem a Canindé para juntos agradecermos a Deus pelas graças que recebemos d’Ele por meio de Francisco de Assis. Neste primeiro dia do novenário, vamos refletir sobre como construir uma cultura de paz neste local tão caro a nós que é a escola.

Sabemos que a escola é o nosso segundo local de socialização do indivíduo após a família, primeira escola. Neste local o indivíduo é podado e lapidado de forma que seja nele incutido virtudes e valores tais como ser um construtor da paz. A pedagogia do Pai Francisco vem nos ensinar a paz como algo a ser feito com simples atos como sorrir, dialogar, gestos simples que apaziguam corações embrutecidos. E o papel do professor e de todos aqueles que formam o corpo educacional de uma escola, assim como dos alunos e pais é ser pessoas que promovem a paz dando atenção a todos que nos cercam. Quando nos colocamos atentos ao que a vida nos solicita como oportunidade de se fazer o bem, desde apaziguar conflitos entre alunos, professores, assim como ajudar alunos e famílias em seus conflitos internos, pois paz não quer dizer evitar conflitos, mas um estado de consciência que forjamos em meio aos conflitos, dilemas e antagonismos da vida de relação.

Sendo assim, podemos dizer que onde há seres, há conflitos, desde internos (eu comigo) e externos (eu com outro), como é o caso de bullying e preconceito. No âmbito educacional não será diferente, pois há seres. Porém, o modo como agir diante de conflitos na escola será o diferencial, para o bom decurso para ele e para a sociedade. Quando temos em mente, enquanto professores e formadores de opinião, que estamos formando para serem cidadãos respeitosos e não apenas instruindo-os nas letras e nas ciências, que eles são cidadãos que devem aprender a respeitar a diversidade de pensamentos e de ser, diversidades de temperamentos e comportamentos, mostrando, assim, o outro como um companheiro, um irmão, e não um adversário ou algo que devo repudiar, pois como nos mostrou Jesus e posteriormente Francisco: SOMOS TODOS IRMÃOS.

Paz e bem!!!

Frei Willames Batista do Nascimento, OFM

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

 

Acompanhe diariamente a novena direto da Praça do Romeiro em Canindé – CE, ás 1800 horas, pela página do Núcleo Televisivo do Santuário – NTS.