,

CARTA DA CFFB EM APOIO AO PAPA FRANCISCO

No último dia 31 de agosto a Conferência da Família Franciscana do Brasil emitiu uma carta de apoio ao Papa Francisco após ter se extremada a perseguição, inclusive pela tão criticada fake news, que pediam “renuncia e morte ao Papa”. As ameaças se intensificaram paulatinamente por alguns grupos que apresentam inquietude e insatisfação pela Igreja enlameada e em saída que é marca do pontificado de Francisco.

Abaixo segue a Carta de apoio ao Papa:

 

CARTA DA CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA FRANCISCANA DO BRASIL 

AO PAPA FRANCISCO

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!” (Mt 5,10)

Papa Francisco,

Paz e Bem!

Vivemos tempo de profundas mudanças e como bem disseste em Laudato Si são tempos de uma séria e grave crise socioambiental.

Assistimos preocupados o aprofundamento perturbador de políticas e retóricas globais de ódio e violência, que incitam a desintegração das relações humanas, a desfiguração do Sagrado e a ruptura cada vez maior do humano com a Terra, nossa Casa Comum e fonte da vida.

Vemos, com igual preocupação, a mesma e crescente agressão a ti e aos teus apelos de seguirmos ao Senhor, no rosto ferido dos feridos de nossos dias.

Em meio a este tempo sombrio e de transformações que exige de nós, cristãos e cristãs, profetismo e esperança acompanhamos em teu ministério e pastoreio o chamado vigoroso para a “alegria do Evangelho”, para a saída ao encontro dos pobres e para a comunhão universal de todas as pessoas de “boa vontade”.

Acabamos de celebrar os 50 anos da Conferência Latino Americana, de Medellín. Afirmamos que “a opção preferencial pelos pobres” é a razão primeira do ser da Igreja.

É dentro deste panorama desafiador que a Conferência da Família Franciscana do Brasil quer reafirmar o compromisso com o Cristo Pobre, Humilde e Crucificado tão amado por Francisco de Assis e tão desvelado em teu Pontificado, Francisco de Roma.

É a partir destes desafios, e igualmente dos citados em tua última “Carta ao Povo de Deus”, de 20 de agosto, que dirigimos nosso apoio irrestrito a ti que nos precede na caridade e na misericórdia. E uma palavra é sempre necessária: o Papa não está sozinho! Somos contigo!

Obrigado por teu serviço à Igreja e por teu testemunho. Quem vive radicalmente o Evangelho e luta pela justiça será rejeitado e perseguido.

E certos de que Deus não abandona os pobres e nem àqueles que O atendem nos fracos e indefesos, te confiamos à proteção de São Francisco e de Sua Mãe, a Virgem de Aparecida.

Benção Apostólica sobre nós, a nossa Conferência e o nosso povo.

Brasília, 31 de agosto de 2018

Frei Éderson Queiroz - OFMCap,
Presidente
Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB