,

ORDENAÇÃO DIACONAL DE FREI MACELO FREITAS DA SILVA, OFM

A liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum, trouxe como tema central as opções que cada um de nós tem a sua frente. Temos duas opções que podemos escolher: deixar que a nossa existência seja gasta perseguindo valores efêmeros e estéreis, ou optar pelos valores eternos que nos conduzem à realização plena. Por isso, cada homem e cada mulher tem, de fazer a sua escolha, diariamente.

Conduzidos pelo espírito desta liturgia, no último dia 25 de agosto, no Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé-CE, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, e todo o povo de Deus presenciou e se alegrou com a ordenação diaconal de Frei Macelo Freitas da Silva, OFM. Momento vocacional marcante na vida deste confrade e de toda a Ordem, pois ele escolheu os valores eternos.

Todos os que participaram desta liturgia puderam sentir e perceber a alegria do ordenando que assim como São Pedro, a partir do seu propósito, realiza também sua profissão de fé: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de Vida eterna”. (Jo. 6,68)
O bispo ordenante, Dom Frei José Haring, OFM (Bispo emérito da Diocese de Limoeiro do Norte – CE) em suas palavras na homilia, iniciou atestando que na atualidade vivemos um momento marcado pela busca de status, dos primeiros lugares e o desejo de ser servido. No entanto, Frei Macelo quer a partir da sua resposta convicta ao chamado do Senhor, se colocar como aquele que se abaixa, que está disposto ao serviço e quer se deixar conduzir por Aquele que o chama para tomar parte como colaborador de sua missão, Jesus Cristo.

Rezemos por nosso confrade, para que seu ministério diaconal seja frutífero e que a cada dia possa assimilar em sua vida a imagem daquele que sendo Senhor se fez servo e possa espelhar essa dádiva a todos aqueles que estão ao seu redor.

Frei Artur Medeiros, OFM.