,

FRADES FRANCISCANOS SÃO HOMENAGEADOS PELA COMUNIDADE DE COSME DE FARIAS

Somos Todos Franciscanos!

Essa frase ecoou pela igreja Matriz de Santo Antônio de Cosme de Farias/BA no último sábado, dia 04 de agosto. A própria comunidade paroquial preparou uma programação especial para agradecer e homenagear todos os frades que passaram e fizeram história neste lugar que há muitos anos estão presentes no meio deste povo.

Na primeira parte da programação, Frei Sérgio Moura Rodrigues (administrador paroquial), Frei José Edilson e Frei Mendelson Branco da Silva partilharam um pouco sobre a espiritualidade franciscana e também agradeceram a toda a comunidade por todos os anos que acolheram a missão dos frades em meio aos fiéis daquela localidade. Após esse momento de partilha, a comunidade rezou o terço mariano em gratidão a Deus pelo testemunho dos frades durante todos os anos que eles foram presença na vida dessas pessoas.

Ao cair da tarde houve um jantar partilhado pela comunidade, em seguida os paroquianos formaram grupos que homenagearam e recordaram a caminhada dos frades na paróquia, através de cantos mensagens orações e agradecimentos, gestos simples que fizeram os frades se emocionar. Era nítida a emoção dos frades presentes, e de igual modo a emoção dos paroquianos pelo sentimento de identificação com o carisma de Francisco. Fato que os fez bradar com muita alegria: Somos Todos Franciscanos! Para finalizar este momento, os aspirantes por meio do canto encerraram este momento homenageando os frades e a paróquia.

Para a surpresa de muitos, as homenagens não se encerraram, a comunidade homenageou os frades nomeando as salas da Paróquia com os nomes dos párocos que já pastorearam a Paróquia de Cosme de Farias.

Após este momento, todos os fiéis reunidos na Igreja participaram do momento de adoração e receberam a benção do Santíssimo.

No próximo dia 11/08 será empossado o novo Pároco, razão que levou os paroquianos a realizar esse momento de homenagens.