,

ANIMADORES VOCACIONAIS DA PROVÍNCIA SE REÚNEM E TRATAM SOBRE O SÍNODO DOS BISPOS SOBRE AS JUVENTUDES

“Todos, e de modo especial os jovens, são vocacionados ao amor”, comentou Roberto Jefferson, leigo e assessor do encontro do SAV (Serviço de Animação Vocaciona), recordando o Instrumentum Laboris que é o documento base para o encontro sinodal que será realizado em outubro desse ano.

A preparação para o Sínodo, que tem como tema: “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, apresenta bases importantes para a reflexão sobre as juventudes e seu pertencimento eclesial no contexto plural social e religioso. Distribuído em três partes, o documento é fortemente marcado pelos verbos: reconhecer, interpretar e escolher, a fim de despertar a sensibilização para os jovens no tempo presente e assim, trilhar novos caminhos, dando respostas concretas aos apelos dos tempos presentes.

Um dado importante que o Roberto Jeferson destacou à luz do Instrumentum Laboris foi que “todos os jovens , sem exclusão alguma, têm o direito de serem acompanhados no seu caminho” e isso requer: olhar amoroso, firmeza, fazer-se próximo, caminhar ao lado, oferecer o testemunho com autenticidade.

Por: Frei Faustino dos Santos, OFM