,

“E O DESÂNIMO SE CONVERTEU EM ARDOR: PERMANECE CONOSCO, SENHOR!” (Lc 24, 29)

É com este pedido que os participantes do 3º ENFJ concluíram este evento. Passados os 4 dias de encontro, é chegado o momento de retornarem às suas realidades paroquiais, e missionárias levando no coração tudo o que aqui, em Vila Velha-ES, foi vivenciado. As trocas de experiências, o reencontro, o conhecer novos jovens de realidades tão distintas e desafiadoras, mas todos com o mesmo propósito: revelar ao mundo o rosto jovem de Deus numa perspectiva franciscana.
O último dia de encontro foi marcado pela caminhada de subida até a casa da Virgem Mãe de Deus, Nossa Senhora da Penha, Virgem das Alegrias, para vivenciar a mesma experiência dos discípulos de Jesus no Monte Tabor, ou seja, passar pela experiência da transfiguração. No entanto, os jovens não quiseram ficar no monte, ficaram ansiosos para descer e voltando para suas paróquias, levar o brilho desta transfiguração para tantos jovens que precisam passar pela experiência da alegria de ver o Senhor Ressuscitado.
Rezemos por todos este jovens para que levem para suas realidades as sementes que aqui colheram e realizem no coração de cada um com quem eles encontrarem o trabalho do semeador. Rezemos também pelos frades e por todos aqueles que se colocam a serviço da juventude, para que encontrem sempre mais jovens que queiram assumir seu protagonismo na Igreja.
Queremos informar e, desde já, convocar a todos os jovens de nossas paróquias franciscanas espalhadas pelo Brasil de Norte a Sul, Leste a Oeste para o 4ª ENFJ que acontecerá em Santarém no Pará em 2021. Não tem desculpas, já estão avisados com antecedência. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar para articular desde já as presenças juvenis para esta experiência.
Que Deus abençoe aos participantes e aqueles que trabalharam para o bom desempenho deste evento grandioso da Conferência dos Frades Menores do Brasil!
Paz e Bem!

Frei Artur Medeiros, OFM.