,

IRMÃS FRANCISCANAS DE MARISTELLA CELEBRAM 80 ANOS DE MISSÃO NO BRASIL

No ano de 1221, os primeiros Frades Menores, enviados por São Francisco, transpuseram os Alpes. Um grupo deles fixou-se em Augsburg e fundou aí uma casa que recebeu o nome de “Casa dos Descalços” onde, com o místico Frei Davi, iniciou-se uma primavera franciscana, que atraiu também as duas filhas de uma família burguesa que residiam nas proximidades da casa dos franciscanos.

No ano de 1258, considerado ano da fundação, aquelas senhoritas começaram, “com grande zelo”, a Vida Religiosa, na sua própria casa, chamada Casa da Estrela, pois na sua fachada, havia um escudo com uma estrela. Essa ESTRELA, “as comunidades nascentes adotaram como luzeiro, através dos séculos.” Receberam o nome de “Comunidade da Estrela” e optaram por servir a Deus, em espírito de oração e contemplação e sob a orientação dos “Irmãos Descalços”, seguindo a Regra da Ordem Franciscana Regular, aperfeiçoada em 1289, pelo Papa Nicolau IV e traduzida para o alemão, pelos “Irmãos Descalços”.

Em época de grande aflição, em consequência da Reforma Protestante, a Comunidade da Estrela recorreu à proteção de Nossa Senhora e o nome MARIA passou a fazer parte do nome da Congregação e do nome de cada Irmã. A Comunidade da Estrela, que passou a chamar-se Congregação Franciscana de Maria Stern (na Alemanha) e de Maristella (no Brasil), tem sua Sede Geral em Augsburg, no mesmo local da origem. Assumiu, durante 600 anos, a sua missão a serviço do Reino, através de uma vida contemplativa, embora estivesse sempre aberta para qualquer acolhida, conforme as necessidades e exigências de cada época. Só em meados do século XIX, as Irmãs se espalharam pela Baviera (Sul da Alemanha), para atender às necessidades, sobretudo de jovens e crianças, frutos dos sofrimentos causados por tantas guerras.

Em 1937, diante da opressão sofrida em consequência do domínio de Hitler, muitas Irmãs tiveram que deixar sua missão nas escolas, creches e internatos. Mas elas sabiam que havia muitas crianças abandonadas pelo mundo afora. Assim, a Madre Geral da época, M. Josefine Lederer, procurou para suas Irmãs, um trabalho especificamente missionário. A Divina Providência mostrou logo o novo campo de missão: o Brasil; usando como instrumento o Abade Dom Bonifácio Jansen, do Mosteiro de São Bento – Olinda- PE, apontou a direção. Assim, sob o signo da Cruz Missionária que receberam do Bispo de Augsburg e na força da Cruz de Cristo, partiram as primeiras Irmãs missionárias da Estrela, cheias de alegria, coragem e forte espírito de sacrifício, para anunciar o amor de Cristo na longínqua Terra da Santa Cruz e assumir com amor a educação da juventude.

O 1º grupo em 1938 e mais dois grupos em 1939; as Irmãs foram distribuídas em três lugares, por ordem de chegada ao Brasil: Timbaúba (Zona da Mata), Triunfo (Sertão), Limoeiro (Agreste), no Estado de Pernambuco. Formaram-se assim no Brasil, as três colunas a partir das quais, as Irmãs se espalharam anos depois, pelo Nordeste e Norte do país, exercendo a sua missão e já contando com Irmãs brasileiras. Desde 1998 também estamos presentes em terras africanas, mais precisamente em Xai- Xai e Messano – Moçambique.

Como Irmãs Franciscanas de Maristella buscamos seguir e testemunhar Jesus Cristo, Luz e Acolhida para todos, a exemplo de Maria e de Francisco procuramos estar abertas aos apelos da Igreja, em defesa da vida, com atenção especial aos excluídos. Acolher os apelos de Deus para o serviço a seu povo, sobretudo onde há mais carência de alguém que cuide, que eduque, que evangelize, que ILUMINE. Atualmente, nós, as Irmãs da Província Franciscana da Santa Cruz, procuramos realizar nossa missão através das seguintes atividades:

  • Educação;
  • Obras Sociais
  • Inserção nos meios populares – participação na vida e nas lutas do povo;
  • Catequese e evangelização;
  • Serviço aos doentes;
  • Serviço aos idosos;
  • Oração: Em união com a Igreja Orante, elevar a Deus as necessidades do Mundo;
  • Acompanhamento aos leigos associados pela Comunidade da Estrela.

Este ano celebramos 760 anos de existência na Alemanha, berço da nossa Congregação; 80 anos de presença no Brasil, Terra da Santa Cruz e 20 anos de missão em terras africanas, Moçambique.  Tudo é graça de Deus! A culminância desse jubileu será no dia 22 de julho em Timbaúba, com a Celebração Eucarística às 9h da manhã no Ginásio de Esportes da Escola Santa Maria, onde tudo começou. A celebração será presidida por Dom Francisco de Assis, Bispo da Diocese de Nazaré da Mata.

Sentimos que a mão amorosa de Deus conduziu e conduz a nossa história. Por diversas vezes, a nossa Congregação foi ameaçada em sua existência. Mas sempre de novo foi sentida a mão protetora de Deus. De situações que pareciam sem esperanças, surgiu sempre algo novo e belo. Reconhecemos a nossa história como sinal de fidelidade a Deus.

São muitos os motivos que nos colocam nessa atitude de agradecimento pelas conquistas e vitórias! Somos gratas pelos desafios e dificuldades, que nos mantiveram unidas. E acima de tudo, obrigada Senhor pela coragem de recomeçar cada dia.

Jesus é Luz, e é esta luz que nós Irmãs Franciscanas de Maristella queremos irradiar. Ser Luz e acolhida para todos, eis o nosso carisma!

Em tempos difíceis nossa Congregação consagrou-se a Maria. E como Maria a quem rogamos com o título de Nossa Senhora da Estrela, queremos ser: “Mulheres que esperam e recebem, que vivem na esperança, e carregam a vida divina dentro de si; que dão a luz a Deus e o levam aos homens. Queremos ser estrelas que trazem o seu nome” e como ela apresentar Jesus, LUZ das nações.

Louvamos e glorificamos ao bom Deus por todos os sinais da sua presença em nossa caminhada. Pelas tão grandes graças e bênçãos derramadas sobre cada uma de nós e nossa missão ao longo desses 80 anos.

 

Serviço de Animação Vocacional

CASA – MÃE – ALEMANHA

Sterngasse 5
86 150 AUGSBURG – Alemanha

 

SÃO PAULO DE MESSANO – MOÇAMBIQUE

Caixa Postal 100,
BILENE – MACIA
Província de Gaza – Moçambique

 SANTA MARIA DE ÁFRICA – MOÇAMBIQUE

Diocese de Xai-Xai – Caixa Postal 174
Província de Gaza – Xai-Xai
Moçambique

 SANTA CLARA – BRASIL

Av Tomás Comber, 53 Caixa D’agua

CEP 53210-360- Olinda- PE

Fone: 81- 3444- 7183

Cel: 81 9 9609- 7443 (TIM)

 

Mais informações na página do Facebook da Congregação Franciscana de Maristella

 

Fonte: http://www.maristella.org.br/index.php?pg=historia