,

FESTA DE SÃO BOAVENTURA EM TRIUNFO TEM COMO TEMA: SÃO BOAVENTURA – VIDA E DONS A SERVIÇO DO REINO

São Boaventura: vida e dons a serviço do reino.

A realização do tríduo em honra a São Boaventura é a celebração que inaugura o ano celebrativo em razão do aniversário de 75 da construção do convento que o tem como padroeiro na cidade de Triunfo – PE.

Celebrar a festa deste Santo Franciscano que tanto fez pela igreja e pela ordem com o dom da sua vida tem um sabor especial para o povo triunfense, pois significa celebrar a presença franciscana nessa cidade. Presença tão valorizada por este povo acolhedor e devoto. Esta devoção se expressou, mais uma vez, nos dias de tríduo em que celebramos a vida do Doutor seráfico.

A abertura (dia 12) das festividades se deu na casa de dona Tereza Ferreira que nos acolheu com muito carinho. Aos poucos o povo foi enchendo a casa de dona Tereza e receberam o carinho dela e de sua família. Frei Gilton (Guardião da fraternidade) agradeceu a acolhida e fez uma bonita prece pela vida de dona Tereza e de sua família. Ainda na casa de dona Tereza iniciamos a oração do terço e seguimos em procissão pelas ruas do centro de Triunfo. A temperatura baixa, a bela paisagem da cidade e as velas que o povo trazia nas mãos, deram um tom todo especial a abertura das festividades.

Depois de chegar na igreja encerramos a noite com uma bela celebração eucarística presidida por frei Paulo (mestre de postulantes).

No dia 13 celebrou conosco o padre Valme (Diocese de Afogados da Ingazeira). Já no sábado (14) quem celebrou foi o padre Claudio (Vigário Paroquial de Triunfo) e nesses dois dias a presença do povo de Deus abrilhantou a festa. Refletimos, a cada dia, algumas passagens da vida de são Boaventura e aprendemos um pouco mais da vida do santo, sua simplicidade e sua coragem que foi tão importante para a organização da Ordem dos Frades Menores. Hoje essa coragem nos serve como exemplo a ser seguido. Na noite do sábado também contamos com a quermesse organizada pelos postulantes. Foram vendidos doces artesanais produzidos por eles.

No domingo, às 7hrs da manhã celebramos o dia de são Boaventura e o encerramentos das comemorações. Uma celebração muito bonita que contou com a presença do povo triunfense que encheu a igreja conventual para esta celebração.

José Hélio – Postulante