,

JUFRA DO REGIONAL PERNAMBUCO/ALAGOAS REALIZOU CORJUFRA CELEBRATIVO

“Louvados Sejas, Meu Senhor.”
No último fim de semana, 6, 7 e 8 de julho deste ano de 2018, o Regional Nordeste B1 (PE/AL) celebrou 40 anos de caminhada como um só regional. O Congresso Regional em caráter celebrativo de Juventude Franciscana foi acolhido na cidade de Triunfo, sertão pernambucano, pela fraternidade Estrela de Assis que preparou tudo com muito carinho e dedicação.
Em um breve apanhado histórico, essa data simboliza a junção dos estados de Pernambuco e Alagoas em um só regional. Os primeiros registros de JUFRA nascem em terras alagoanas no ano de 1974 onde começaram a se desenvolver e caminhar em comunhão com a JUFRA do Brasil, enquanto em Pernambuco os primeiros registros de JUFRA são de 1975. A ideia da junção dos dois Estados como um único regional surge em 1978 para engrandecer cada vez mais o movimento.
Celebrar estes 40 anos de caminhada é celebrar a Fraternidade. São 40 anos de muitas alegrias. São 40 anos semeando o amor de Deus através dos exemplos de Francisco e Clara e de tantos outros que passaram por nossa vida, que foram e continuarão sendo modelos para nós. São 40 anos de aprendizado em fraternidade.
Na sexta-feira, as fraternidades foram acolhidas com um momento de oração e agradecimento. As palavras de carinho e força do Frei Gilton, OFM nos levaram a refletir sobre a importância e a beleza dos encontros proporcionados pela vida e também sobre a importância em semear o nosso carisma através de nossa experiência diária. Em seguida o irmão Hoberdan nos presenteou com a música oficial dos 40 anos nos lembrando sempre das novas possibilidades que nos são ofertadas todos os dias: “Se plantarmos flores debaixo das janelas pra nossa juventude no acordar do amanhã. Desabrochando possam vê-las, à luz do sol que surgir, olhar pro céu e dizer assim: Que coisas lindas Deus fez aqui. ”
No sábado a Santa Missa da manhã deu início oficialmente ao Congresso e logo em seguida a fala do Secretário Fraterno Regional, Guga Feitoza, nos recebeu calorosamente com suas palavras de carinho e cheias de alegria por celebrar este momento.
Durante todo o sábado a emoção estava estampada nos olhos, nos sorrisos e nos abraços calorosos de cada irmão e irmã. Os momentos se seguiam cheios de lembranças e histórias dos momentos que nos trouxeram até a JUFRA que conhecemos hoje e podemos ter certeza de cada passo dado por cada um foi e é regado com muito amor e cuidado. Não podemos esquecer dos encontros com Deus durante estes dias, era notável a sua presença em nosso meio. Gratidão a Ele por nos proporcionar tantas bençãos nestes anos.
O sábado também foi momento de render homenagens a algumas pessoas importantes para nossa caminhada. Escolher alguns nomes é complicado, mas buscamos representar cada irmão e irmã através destes que elencamos. São Eles: Severino Pessoa (Sizo), Rosilene, Hoberdam, Helmir, Lucianita, Irmã Edna, , Juliana, Douglas, Washington, Guga e aos Frades, Frei Wellington, OMF; Frei Adriano, OFM; Frei Genivaldo, OFM Cap; Frei Rogério, OFM; Frei Hércules, OFM Cap; e outros tantos religiosos e religiosas que passaram por nós.
No domingo participamos da Santa Missa com a comunidade e em seguida ofertamos a Deus a nossa esperança de dias melhores através da oração e do plantio de flores. Este momento de reflexão nos impulsiona a querer viver cada vez mais as belezas do Evangelho.
O domingo é sempre mais difícil, pois sabemos que logo adiante vamos ter de nos despedir da cada irmão e irmã e precisaremos conviver um pouco mais com a saudade, mas tudo isso na certeza de que sempre que nos encontrarmos o calor do abraço irá aquecer cada vez mais o nosso coração.
“Simplicissimamente nós viveremos daqui pra frente
Simplicissimamente nada teremos singelamente
Partiremos o pão que Deus dará
E se formos irmãos o pão não faltará…”
Paz e Bem!
Neto Ferreira
Secretário de Comunicação Social, Registro e Arquivo
Regional NE B1 (PE/AL)
Fonte: