,

ÚLTIMO ENCONTRO VOCACIONAL DO SEMESTRE DO REGIONAL AL/SE ACONTECE EM PENEDO

Aconteceu no Convento Nossa Senhora dos Anjos em Penedo-AL, entre os dias 29 e 30/06 e 01/07, o último encontro vocacional franciscano do Regional AL/SE do primeiro semestre de 2018.
No mês em que celebramos os populares festejos juninos, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil celebra seu padroeiro Santo Antônio de Pádua. Por este motivo o encontro refletiu sobre a importância deste santo tão amado pelo povo de Deus, especialmente pelos nordestinos.
Participaram deste encontro os jovens: Henrique (Maceió-AL), Igor (Carira-SE), Jorge (São Cristóvão-SE) e Michael (São Miguel dos Campos-AL).

O encontro teve início no dia 29, com nossa apresentação e acolhida pelos frades que moram em Penedo e reencontro com os demais vocacionados. O sábado, dia 30, foi iniciado com a celebração da Eucaristia na Igreja Conventual de Nossa Senhora dos Anjos, seguido do café da manhã. O restante do dia foi dedicado aos momentos de formação, convívio, partilhas e momentos de oração.
Deste dia tão proveitoso queremos destacar dois aspectos dos momentos formativos que foram relevantes. Em primeiro lugar a partir da partilha realizada por Frei Artur, sobre os sermões de Santo Antônio, percebemos como estes ensinamentos de Santo Antônio nos ajudam a realizar uma reflexão sobre as ações que devemos ter para vivermos bem a nossa fé; em segundo lugar queremos destacar o momento formativo, na parte da tarde, com Frei Walter (guardião da fraternidade) que apresentou a História da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Foi um momento bastante rico, que nos ajudou a perceber que nós somos futuros continuadores de uma história que outros, antes de nós, doaram suas vidas por amor ao Reino de Deus através da Ordem dos Frades Menores nesta Província, que é a primeira do Brasil.
No último dia do encontro, 01/07, iniciamos celebrando junto com o povo de Deus em Penedo a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Nesta liturgia os jovens vocacionados foram apresentados à comunidade penedense. Terminada a celebração, aconteceu o café da manhã que foi seguido da avaliação do encontro que marca o fim do semestre. Na ocasião traçamos metas para os próximos encontros que retornarão em agosto, nos dias 17, 18 e 19/08.

É com sentimentos de gratidão que concluímos este semestre de caminhada no discernimento vocacional, e pedimos ao Bom Pastor que cuide de nossa vocação para que possamos ouvir a sua voz e segui-lo. Que a Virgem dos Anjos interceda por nós que queremos pôr em prática sua orientação “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

 

Jovens vocacionados franciscanos de ALAGOAS e SERGIPE.