,

RETORNAR AO PRIMEIRO AMOR – CPO INICIA A SEMANA COM LECTIO DIVINA

Nairobi – Quênia (18/06/2018)

O clima frio e nebuloso de Nairóbi forneceu o cenário perfeito para a Lectio Divina, momento de refletir as Sagradas Escrituras, nesta segunda fase do Conselho Plenário da Ordem que centrou-se no discernimento.

Frei Isauro Covili, OFM, um dos confrades moderadores, explicou que a Lectio Divina foi organizada em resposta ao pedido dos confrades presentes, que solicitaram que a segunda fase do CPO fosse aberta com um ar mais contemplativo. Tornou-se uma oportuna chance para os confrades do Conselho para adotarem uma postura reflexiva sobre as questões que serão discutidas nesta segunda semana. Questões sobre temas que levarão à formulação de diretrizes e direcionamentos para o próximo triênio da vida da nossa Ordem.

Frei Juan Isidro Aldana, OFM conduziu nossa Lectio com um versículo do livro do Apocalipse 2, 1-7, que é o texto fundamental do nosso CPO. Em sua contribuição, muito apreciada, exortou aos confrades que voltassem ao momento em que “se apaixonaram” por Jesus e decidiram segui-lo nos passos de Francisco.

Frei Juan deixou alguns questionamentos aos irmãos para os guiar durante o período de silêncio e reflexão individual, previsto para meditação. Em seguida celebraram a Eucaristia por grupos linguísticos.

Estas questões levaram aos confrades a uma introspecção em vista de olhar para o passado com gratidão, para viver o presente com paixão e lançar-se no futuro com esperança. Eles perguntaram aos frades se os atuais ministérios da Ordem ainda refletem nossa paixão e desejo de servir às pessoas, compartilhando suas alegrias e tristezas? Como olhamos para o futuro com esperança, dadas as dificuldades presentes na Vida Religiosa Consagrada? Alguns dos muitos problemas que ameaçam nossa esperança são: diminuição das vocações e envelhecimento da Ordem, problemas de natureza financeira, o relativismo, a sensação de isolamento.

Os irmãos se sentiram revigorados e os benefícios provindos de uma manhã intensa de contemplação individual, seguido de partilha na oração da fraternidade. E foi bem claro nas partilhas, como os confrades sentiram a presença real do Espírito Santo agindo poderosamente nesta assembleia.

Nessa segunda fase do CPO (Conselho Plenário da Ordem) terá o World Café uma maneira dinâmica para os trabalhos em grupos,  assim explica Frei Valmir Ramos, OFM e Frei Antonio Scabio, OFM no canal da OFM no YouTube. 

 

 

VEJA TAMBÉM:

 

Fonte: https://ofm.org/es/blog/recupera-tu-primer-amor-cpo-la-segunda-semana-comienza-con-la-lectio-divina/

Tradução e transcriação: Frei Willames Batista, OFM.