,

OS JOVENS DE HOJE: MUITOS AMIGOS NO FACEBOOK, MAS QUANTO É VERDADEIRA AMIZADE?

“Ser de espírito aberto e pronto para o diálogo são atitudes essenciais para que a Ordem responda bem às questões contemporâneas”, esta foi a conclusão dos confrades neste Conselho depois de ter ouvido as apresentações das diferentes Conferências OFM durante o terceiro dia do Conselho Plenário da Ordem (CPO).

Este CPO ouviu a Conferência da Europa Central, a Conferência Anglófona, as Conferências Eslavas do Norte e do Sul e a Custódia da Terra Santa. E, Entre as muitas preocupações discutidas, a assembleia considerou como responder adequadamente aos jovens, sobre suas relações interpessoais. Porque os frades observaram que as relações interpessoais, nesta faixa geracional, estão se tornando cada vez mais superficiais. Um tipo de relacionamento mais “virtual” (redes sociais) tornou-se comum entre os jovens. Portanto, embora as oportunidades e as possibilidades de comunicação se multipliquem, muitos jovens ainda experimentam o vazio e a solidão, contudo, é de ainda vermos que muitos têm sede de conexão espiritual.

Um outro dado visto pelos confrades é que muitos jovens professam que não veem a importância de ser religioso, e por isso, os frades percebem que a Igreja precisa estar mais próxima dos jovens.

A nós frades franciscanos, foi pedido que em vez de se colocar numa atitude de julgamento, os frades devem esforçar-se por ser mais abertos e aprender a utilizar novos métodos ao serviço da nova evangelização.

E como último ponto, foi visto que devemos dar mais atenção à como os frades poderiam promover a voz das mulheres na Igreja, pois, quando as mulheres têm um compromisso mais pleno na vida da Igreja, a evangelização se torna mais eficaz.

 

Fonte: https://ofm.org/es/blog/los-jovenes-de-hoy-muchos-amigos-en-facebook-pero-cuanto-hay-de-verdadera-amistad/

Tradução e transcrição; Frei Willames Batista, OFM.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 CONSELHO PLENÁRIO DA ORDEM TEM SEUS TRABALHOS INICIADOS EM NAIRÓBI

ORDEM DOS FRADES MENORES ESTÁ ÀS PORTAS DO CONSELHO PLENÁRIO QUE SE REALIZARÁ EM NAIROBI/QUÊNIA

OUVINDO O ESPÍRITO QUE NOS FALA