,

III ENCONTRO VOCACIONAL EM MOSSORÓ TRATA SOBRE MARIA E O FEMININO DO CARISMA FRANCISCANO

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, aconteceu em Mossoró, o terceiro encontro vocacional de 2018. Na noite da sexta houve um momento de vivência fraterna com parte da fraternidade do convento. Já no sábado, inicialmente o grupo refletiu sobre a figura mariana e feminina no carisma franciscano e em seguida percorreu os caminhos da devoção que Francisco nutria pela Bem-Aventurada e como se deixou-se marcar pelo feminino em sua fraternidades nascente, considerando que, “se uma mãe ama e nutre seu filho carnal, quanto maior diligência não deve cada um amor e nutrir seu irmão espiritual” (São Francisco, Rb 6,7).

No período da tarde, aprofundou-se a vivência fraterna sobre a fé, o discernimento e a vocação e se refletiu parte do texto preparatório dos Sínodos dos Bispos sobre a Juventude. O destaque foi para as três etapas que constituem o caminho e o dom do discernimento: o reconhecer, o interpretar e o escolher. Durante a noite, estiveram junto de uma parte das famílias que compõem o ECC da Paróquia Imaculada Conceição.

O domingo iniciou com a Celebração Eucarística, festejando a Santíssima Trindade, depois foram fazer a experiência de serviço fraterno, unidos a alguns casais, na área externa do Convento, preparando o ambiente para o “Arriá” dos Frades. Em seguida se refletiu sobre a Vocação Cristã e os ministérios, partindo de um olhar bíblico, passando por Francisco e desembocando no ensinamento de que “quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro” (Documento de Aparecida, 145).