,

ACONTECEU EM ARACAJU O III ENCONTRO VOCACIONAL DOS ESTADOS SE/AL

O terceiro encontro vocacional do regional Alagoas/Sergipe ocorreu entre os dias 25 e 27 de maio no convento de Santo Antônio na cidade de Aracaju. Esse encontro, cuja temática central foi: A Vocação de Maria, contou com a participação de 6 jovens: Cleones (Aracaju-SE), David (Aracaju-SE), Henrique (Maceió-AL), Igor (Carira-SE), Jorge (São Cristóvão-SE) e Michael (São Miguel dos Campos-AL).

Todo o encontro foi realizado sob a orientação do Frei Artur. A sexta feira foi utilizada como momento de acolhimento inicial aos vocacionados, porém esse dia foi agraciado por um partilha frutuosa após o jantar, onde o frei Francisco Gonçalves (guardião) partilhou sua caminhada vocacional e nos ensinou muita coisa sobre a vida e missão de São Francisco e a história da ordem. No sábado as atividades foram iniciadas com a oração e o café da manhã. Em seguida após um introdução formativa fomos convidados a viver um momento de deserto em que a partir das leituras bíblicas recomendadas pudéssemos refletir sobre a figura da Virgem Maria e suas implicações em nossa caminhada vocacional. O momento de deserto foi encerrado com a recitação do último mistério do terço e oração do Angelus. Após momento de descanso, na parte da tarde iniciamos um momento formativo onde foram colocados alguns pontos: vocação de Maria e a minha vocação (incertezas, perseverança, fé, etc..), Vocação de São Francisco e A Virgem Maria (consequentemente a importância da Virgem Maria e a vida da ordem) dentre outros. Vale destacar que as discussões sempre eram marcadas por um clima de fraternidade viva e diálogo dinâmico. A noite do sábado foi finalizada com um momento de confraternização onde assistimos um filme, lanchamos e partilhamos.

No domingo de manhã participamos junto com a comunidade da Missa Solene da Santíssima Trindade e depois do café da manhã aconteceu as conversas individuais com o promotor vocacional. Concluídas as conversas o grupo realizou uma revisão geral (avaliação) do encontro além de deixar marcado a data do próximo, que acontecera entre os dias 29, 30/06 e 01/07. Finalizamos o encontro com o almoço e com o espírito impelido a seguir o exemplo da Virgem Maria e sempre viver com fé e perseverança nosso sim a Deus. Vale ressaltar que a mensagem dominical da missa solene da Santíssima Trindade foi flecha certeira nos nossos corações que buscam entender os desejos de Deus para nossas vidas: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Vocacionados de AL/SE