,

8º DIA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Isaías 11, 12-13 Efraim não terá mais ciúme de Judá e Judá não será mais adversário de Efraim
Salmo 106, 1-14. 43-48 Congrega-nos no meio das nações e celebraremos o teu santo nome
Efésios 2, 13-19 Em sua carne destruiu o muro de separação
João 17, 1-12 Eu fui glorificado neles

As Igrejas do Caribe trabalham juntas para curar as feridas do Corpo de Cristo na região, que são um legado deixado pela colonização. A reconciliação freqüentemente exige arrependimento, reparação e cura de memórias. Um exemplo são os atos de pedido de perdão e reparação entre batistas na Grã-Bretanha e caribenhos. Como Israel, a Igreja em sua unidade é chamada a ser tanto um sinal como um agente ativo de reconciliação.

Reflexão

Ao longo da narrativa bíblica da história da salvação, uma inegável motivação é a infatigável determinação do Senhor de formar um povo que ele possa chamar de seu. A formação de tal povo – unido numa sagrada aliança com Deus – é parte integrante do plano de salvação do Senhor para a glorificação e santificação do nome de Deus.

Os profetas repetidamente fazem Israel lembrar que a aliança exigia que as relações entre os vários grupos sociais deveriam ser caracterizadas por justiça, compaixão e misericórdia. Ao se preparar para selar a nova aliança com seu próprio sangue, a intensa prece de Jesus a seu Pai foi o pedido de aqueles que o Pai lhe tinha dado fossem um, assim como ele e o Pai eram um. Quando os cristãos descobrem sua unidade em Jesus, eles participam da glorificação de Cristo na presença do Pai com a mesma glória que ele tinha na presença do Pai antes que o mundo existisse. E assim, o povo que fez aliança com Deus precisa sempre se esforçar para ser uma comunidade reconciliada – que seja em si mesma um sinal eficiente de como viver em justiça e paz – para todos os povos da terra.

Oração

Senhor,
humildemente pedimos que, por tua graça,
as Igrejas do mundo inteiro
possam se tornar instrumentos da tua paz.
Através de sua ação conjunta como representantes
e agentes da tua cura, na reconciliação do amor
entre povos divididos,
possa teu nome ser santificado e glorificado.
Amém.

A mão direita de Deus
está semeando em nossa terra,
plantando sementes de liberdade, esperança e amor;
Nessas terras de tantos povos,
que todos os seus filhos juntem as mãos
e sejam UM com a mão direita de Deus.