,

6º DIA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

 

Isaías 25, 1-9   Exultemos, jubilemos, pois ele nos salva
Salmo 82   Fazei justiça ao infeliz e ao indigente
Filipenses 2, 1-4   Cada um não olhe só por si mesmo, mas também pelos outros
Lucas 12, 13-21   Guardai-vos de toda ganância

Mudanças nos regulamentos bancários internacionais continuam a ter impacto negativo nas finanças e no comércio do Caribe e ameaçam a sobrevivência econômica de muitas famílias. Tem se tornado cada vez mais difícil para os caribenhos que trabalham em terras estrangeiras mandar dinheiro de volta para suas famílias. As Igrejas no Caribe criaram um movimento de União de Crédito a fim de que os pobres tenham acesso a dinheiro para as atividades econômicas.

Reflexão

O testemunho das Escrituras mostra que Deus sempre faz uma opção preferencial pelos pobres; a mão direita de Deus age a favor dos que não têm poder e contra os poderosos. Do mesmo modo, Jesus insistentemente alerta sobre os perigos da ganância. Apesar dessasadvertências, no entanto, o pecado da ambição freqüentemente infecta nossas comunidades cristãs e introduz uma lógica de competição: uma comunidade competindo com a outra. Precisamos nos lembrar de que, à medida que falhamos em nos diferenciar do mundo e nos acomodamos ao seu espírito de competição e divisão, deixamos de oferecer um “baluarte para o pobre na aflição, o refúgio contra a tempestade”.

Para nossas diferentes Igrejas e denominações, ser rico aos olhos de Deus não significa ter muitos membros pertencendo – ou fazendo doações – a nossa própria comunidade. Em vez disso, trata-se de reconhecer que, como cristãos, temos inúmeros irmãos e irmãs pelo mundo, unidos diante das divisões econômicas de “Norte” e “Sul”. Conscientes dessa fraternidade em Cristo, os cristãos podem unir as mãos na promoção da justiça econômica para todos.

Oração

Todo poderoso Deus,
Dá coragem e força à tua Igreja
para continuamente proclamar a justiça e o direito
em situações de dominação e opressão.
Ao celebrarmos nossa unidade em Cristo,
que o teu Espírito nos ajude
a cuidar das necessidades de outros.
Amém

A mão direita de Deus
Está atingindo nossa terra,
Pondo para fora inveja, ódio e ambição;
Nosso egoísmo e luxúria,
Nosso orgulho e atos injustos
São destruídos pela mão direita de Deus.