,

5º DIA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

 

Deuteronômio 1, 19-35 O Senhor marcha à tua frente e te carrega
Salmo 145,9-20 O Senhor é o apoio de todos os que caem
Tiago, 1, 9-11 O rico passará como a flor dos prados
Lucas 18, 35-43 Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!

A economia do Caribe tem tradicionalmente sido baseada na produção de materiais para o mercado europeu e, como tal, nunca foi auto-sustentável. Como conseqüência, empréstimos no mercado internacional se tornaram importantes para o desenvolvimento. As exigências de tais empréstimos impõem uma redução de gastos em transporte, educação, saúde e outros serviços públicos, com um impacto mais pesado sobre os pobres. A Conferência Caribenha de Igrejas teve uma iniciativa para cuidar da atual crise de débito na região e através de suas redes internacionais veio em auxílio dos pobres.

Reflexão

Podemos imaginar o barulho da multidão quando Jesus entra em Jericó. Muitas vozes abafam o grito do mendigo cego. Ele é visto como um desvio e embaraço. Mas no meio desse tumulto Jesus ouve a voz do cego, assim como Deus sempre ouve os gritos do pobre nas Escrituras hebraicas. O Senhor que ergue os caídos não apenas escuta, mas responde. Dessa maneira, a vida do mendigo é radicalmente transformada.

A desunião dos cristãos se tornou parte do caos e tumulto do mundo. Como as vozes que se erguiam em Jericó, nossas divisões podem abafar o grito do pobre. No entanto, quando estamos unidos nos tornamos mais plenamente uma presença de Cristo no mundo, mais capazes de ouvir, prestar atenção e responder. Em vez de aumentar o volume da discordância, somos capazes de verdadeiramente escutar e discernir as vozes daqueles que mais necessitam ser ouvidos.

Oração

Amoroso Deus, tu ergues os pobres e desanimados
e restauras a dignidade deles.
Ouve agora nosso clamor peles pobres de nosso mundo,
restaura a esperança deles e ergue-os,
para que todo o teu povo possa ser um.
Assim oramos em nome de Jesus.
Amém.

A mão direita de Deus
Está elevando nossa terra,
Erguendo os caídos um por um;
Cada um tem seu nome conhecido,
E é resgatado agora da vergonha
Pela elevação da mão direita de Deus.