,

4º DIA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Isaías 9, 2-7 a Estender-se-á a soberania e haverá paz sem fim
Salmo 34, 1-15  Procura a paz e vai atrás dela!
Apocalipse 7, 13-17 Deus enxugará toda lágrima de seus olhos
João 14, 25-27  Eu vos deixo a paz

Dentro do Caribe, a violência é um problema a que as Igrejas são chamadas a responder. Há uma taxa alarmantemente alta de assassinatos, muitos dos quais vêm de abuso doméstico, guerra de quadrilhas e outras formas de criminalidade. Há também uma crescente onda de auto agressão e suicídio em algumas partes da região.

Reflexão

O Reino que Deus prometeu, o Reino que Jesus proclamou e tornou presente no seu ministério, é um reino de ação correta, paz e alegria no Espírito Santo. O que essa Boa Nova significa para os que estão presos na escuridão da violência? Na visão do profeta, a luz brilhou sobre aqueles que viviam numa terra de profunda escuridão. Mas como os cristãos podem trazer a luz de Jesus àqueles que estão vivendo na escuridão da violência doméstica e da que vem das quadrilhas? Que sentimento de esperança os cristãos podem oferecer? É uma triste realidade a divisão entre cristãos como um contra sinal que restringe a comunicação da esperança.

No entanto, a busca por paz e reconciliação entre as diferentes Igrejas e denominações é o oposto disso. Quanto os cristãos trabalham pela unidade num mundo em conflito, eles oferecem ao mundo um sinal de reconciliação. Cristãos que se recusam a entrar numa lógica de privilégio e prestígio, que se recusam a menosprezar outros e suas comunidades, dão testemunho da paz do Reino de Deus, onde o Cordeiro guia os santos às fontes de água da vida. Essa é uma paz da qual o mundo necessita, que traz cura e conforta os que são afligidos pela violência.

 

Oração

Deus de toda consolação e esperança,
tua ressurreição derrotou a violência da cruz.
Como teu povo, possamos ser um sinal visível
de que a violência do mundo será vencida.
Assim oramos em nome de nosso Senhor ressuscitado.
Amém.

A mão direita de Deus
aponta para nossa terra,
indicando o caminho que devemos seguir;
O caminho é nebuloso,
tão facilmente nos desviaríamos.
Mas somos guiados pela mão direita de Deus.