,

COMISSÃO “SALVE O CONVENTO” CONSEGUE OBRA EMERGENCIAL NA IGREJA SANTO ANTÔNIO

Na manhã de domingo (13/05) Kátia Bogéa, Presidente Nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assinou a ordem de serviços para obras emergenciais do telhado da Igreja Conventual do Convento Santo Antônio, em São Francisco do Conde – BA.

A cerimônia ocorreu na referida igreja e contou com a presença do Guardião do Convento; Frei Rogério Rodrigues, OFM, do Senhor Prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, secretários municipais, vereadores, membros da “Comissão Salve o Convento”, Os deputados; Federal Cacá Leão (PP) e Estadual Rosemberg Pinto (PT) e demais moradores franciscanos.

Os recursos somam R$ 544 mil, provenientes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e servirá para recuperar 500m² de telhados, que a mais de 20 anos não recebe manutenção.

As vistorias realizadas pelo Iphan encontraram problemas nos forros e na cobertura da Igreja, oferecendo risco aos frequentadores e à integridade do bem. Desse modo, a obra emergencial dispensa a licitação, conforme previsão do Artigo 24, Inciso IV da Lei 8.666/93, pois a situação é urgente. O Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira são tombados desde 1985, incluindo os dois edifícios e todo o seu acervo.[1]

Durante a cerimonia que ocorreu sem protocolos e de forma espontânea foi ressaltadas nas falas a importância que tem a Igreja e Convento Santo Antônio, “pois a partir desse local que deu inicio a cidade de São Francisco do Conde”. Após a assinatura dos documentos os presentes visitaram as instalações da igreja, sacristia, convento e prédio da Ordem Terceira de são Francisco que compõe o espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em 29 de novembro de 2017 a Igreja conventual e partes do convento foram interditadas pela defesa civil do estado da Bahia, por oferecer riscos aos fiéis. No dia 08 de dezembro de 2017 foi apresentada oficialmente a “Comissão Salve o Convento” que é constituída por representantes da Igreja Católica, por pessoas que pensam e vivem a cultura local, seja através do conselho de cultura, da academia de letras, do ofício de ensinar ou por ser atuantes nos segmentos que participam. O objetivo da comissão é requerer aos poderes públicos Ministério Público, IPHAN, IPAC, Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde e Câmara de Vereadores a restauração da Igreja e Convento de Santo Antônio.

O próximo passo será a elaboração do projeto executivo de restauro da Igreja e Convento Santo Antônio, e também visa também à sustentabilidade do imóvel, para isso encontros com o do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e técnicos do Iphan serão realizados.

 

[1] http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4643/iphan-promove-obra-emergencial-em-igreja-de-sao-francisco-do-conde-ba