,

2º DIA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

 

Gênesis 1, 26-28 Deus criou o homem à sua imagem
Salmo 10, 1-10 Por que, Senhor, permaneceres afastado?
Filemon 1-23 Não mais como escravo e, sim, bem mais do que escravo: como irmão bem amado
Lucas 10, 25-37 Parábola do bom samaritano

O tráfico humano é uma forma de escravidão nos dias de hoje, na qual vítimas são forçadas ou enganadas para serem usadas em exploração sexual, trabalho infantil ou armazenamento de órgãos a fim de dar lucros aos exploradores. É uma indústria global que envolve muitos milhões de dólares. É também um problema crescente ao longo do Caribe. Igrejas Reformadas no Caribe têm se unido ao Conselho para a Missão Mundial e ao Conselho Missionário do Caribe e América do Norte para educar comunidades cristãs e acabar com a agressão que é o tráfico humano.

 

Reflexão

Uma das primeiras coisas que aprendemos sobre Deus na Bíblia hebraica e cristã é que Deus criou a humanidade à sua própria imagem. No entanto, essa profunda e bela verdade tem freqüentemente sido ofuscada ou negada ao longo da história humana. Por exemplo, no Império Romano, a dignidade dos que estavam escravizados era negada. A mensagem do Evangelho é inteiramente diferente disso. Jesus desafia as normas sociais que desvalorizam a dignidade humana dos samaritanos, descrevendo o samaritano como o “próximo” do homem que havia sido atacado na estrada para Jericó – um próximo para ser amado, de acordo com a Lei. E Paulo, com a coragem que lhe vem de Cristo, descreve Onésimo, que tinha sido escravizado, como “um irmão amado”, transgredindo as normas de sua sociedade e afirmando a humanidade de Onésimo.

O amor cristão precisa sempre ser um amor corajoso que ousa ultrapassar fronteiras, reconhecendo em outros uma dignidade igual à sua própria. Como São Paulo, os cristãos precisam ser corajosos bastante em Cristo para erguer uma voz unida, que reconhece claramente as pessoas vítimas do tráfico como seus próximos e seus amados irmãos e irmãs, e então trabalhar juntos para por fim à escravidão dos tempos modernos.

 

Oração

Generoso Deus,
Fica perto dos que são vítimas de tráfico humano,
assegurando-lhes que estás vendo seu problema e ouvindo seu clamor.
Que a tua Igreja possa estar unida em compaixão e coragem
para trabalhar pelo dia em que ninguém mais será explorado
e todos serão livres para viver com dignidade e paz.
Isso te pedimos em nome do Deus Triuno,
que pode realizar imensamente mais do que seríamos capazes
de pedir ou imaginar.
Amém.

A mão direita de Deus
Está elevando nossa terra,
Erguendo os caídos um por um;
Cada um tem seu nome conhecido,
E é resgatado agora da vergonha
Pela elevação da mão direita de Deus.