,

OFS DE OLINDA PARTICIPA DE FORMAÇÃO SOBRE O ENCONTRO DE SÃO FRANCISCO E O SULTÃO

Dentro da preparação para a celebração dos 800 anos do encontro de São Francisco com o Sultão Malek Al-Kamil, a Venerável Ordem Terceira de Olinda participou de uma manhã de formação sobre o Diálogo Inter-religioso na perspectiva franciscana. O momento de formação sucedeu a Celebração Eucarística do sexto domingo da páscoa.

Congregados no salão de reuniões do Convento São Francisco de Olinda, a formação foi ministrada por Frei Faustino dos Santos, OFM, que se encarregou de atualizar tal evento da história de Francisco que marcou tão fortemente a sua vida.

Tendo remontado o dado histórico, levando em consideração o contexto e a compreensão de fé de 1219, Frei Faustino mostrou que aliado ao desejo do martírio e da conversão dos muçulmanos, Francisco de Assis trava um evento de paz pela sua simplicidade e abertura que, por sinal, encontrou acolhida na receptividade do sultão. Francisco com sua singularidade evangélica de respeito ao diferente, descobre que os “sarracenos” são irmãos, não somente pela ligação comum a Abraão, mas sobretudo porque oram ao mesmo Deus e Pai.

Dado o contexto histórico, Frei Faustino levantou a discussão sobre qual a importância desse encontro para a vivência da fé nos dias atuais, o que rendeu bastante exemplificação e partilha. A ocasião foi momento também para apresentar as reais dificuldades da vivência atual do diálogo com os não católicos e não cristãos.

Por fim, estando presente não somente membros da OFS, mas também interessados no assunto, o encontro terminou num gesto de partilha da refeição.

Que o exemplo da paz que Francisco deixou contagie a todos que o seguem como exemplo de vida e missão.

Paz e bem!