,

II ENCONTRO VOCACIONAL DE AL/SE DISCUTE SOBRE O JOVEM E A VOCAÇÃO

O segundo encontro vocacional do regional Alagoas/Sergipe ocorreu entre os dias 27 e 29 de abril no Convento Santo Antônio em Aracaju-SE. Esse encontro, teve como temática: o jovem e a vocação, contou com a participação de 4 jovens: Cleones (Aracaju) David (Aracaju), Henrique (Maceió) e Igor (Carira). Todo encontro foi realizado sob a orientação do Frei Artur.

A sexta feira foi utilizada como momento de reencontro e acolhimento aos jovens que foram chegando e se organizando nos quartos. As atividades foram iniciadas no sábado com a oração e o café da manhã.

No primeiro momento formativo foi colocado em discussão alguns pontos, tendo como subsídio o texto do Padre Carlos Alberto Chiquim, dentre estes pontos foram descatacados: Vocação e sexualidade, Vocação e as mídias sociais, Vocação e Liberdade, dentre outros. Após o almoço e o momento de descanso tiveram o segundo momento de formação onde seguiram a mesma linha temática, desta vez discutindo a relação da Igreja e da pastoral vocacional com esse novo perfil juvenil que é caracterizado como sendo jovens antenados, questionadores, sedentos de renovação dos costumes, versáteis e fluidos. Concluímos a tarde de sábado realizando a subida para a famosa colina do Santo Antônio (ponto histórico da cidade de Aracaju) para participarmos da Santa missa, na Matriz de Santo Antônio, junto ao povo de Deus. A noite do sábado foi destinada para um momento de confraternização onde assistimos um filme, conversamos, lanchamos e partilhamos a vida em fraternidade.

No domingo, participamos da Celebração Eucarística do quinto domingo da Páscoa. A mensagem da liturgia casou muito bem com nosso clima de encontro vocacional: “Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos” (Jo 15, 8). Após a missa seguiu-se o café da manhã e o momento de conversa individual entre o promotor vocacional e cada vocacionado. Chegando ao final deste encontro o grupo fez uma revisão geral do encontro e avaliação, propondo boas sugestões para o próximo encontro que acontecerá entre os dias 25, 26 e 27 de maio.

O encontro encerrou-se com o almoço, depois todos voltaram para casa com os corações desejosos de viver plenamente cada dia mais o chamado do Senhor Jesus.

 

Escrito pelos Vocacionados de Alagoas e Sergipe.