,

JPIC DA ORDEM REALIZA CURSO EM GUADALAJARA – MÉXICO

O Curso Interprovincial de Justiça Paz e Integridade da Criação (JPIC) é promovido pela Secretaria de JPIC da Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores e está sendo realizado em Guadalajara – México.  Teve seu início no dia 09 de abril e seguirá até o dia 16 do mesmo mês. O curso é direcionado para os frades que assumem o serviço de animador de JPIC de suas respectivas Províncias, sobretudo os mais jovens nesse serviço, mas é aberto para qualquer membro da família franciscana que trabalhe na área. Participam mais de 65 pessoas dos Continentes Americano, Europeu, Africano e Asiático, sendo eles frades menores, membros da OFS e outros. Da nossa Província está participando Frei César Lindemberg Serafim, OFM, que tem nos mantido informado sobre o evento que segue com muita partilha, formação e amadurecimento.

O tema que está sendo abordado no curso é:  “Migração: Causas, muros e perspectivas franciscanas”. Esse é, sem dúvida um tema relevante e que tem sido pauta frequente no cenário mundial que apela a todos para uma reflexão e ação mais eficazes. Esse, porém é o tema central que se subdivide em diversos outros como “violência social, econômica, política e mudanças climáticas”, “as escravidões do século XXI”, “religião e cultura”, etc.

Frei César nos comunicou que no primeiro dia (09/04) Frei Jaime Campos, responsável pela animação do JPIC na Ordem conduziu o tema “Animação de JPIC: um desafio para o irmão menor”. Na sua partilha ele alertou para o cuidado que as ações deste serviço não se tornem ações funcionais e sim Ações Evangelizadoras onde todos são responsáveis. Despertou para o fato que não se deve perder tempo se somos revolucionários ou não, se somos de direita ou de esquerda, mas a preocupação fundamental é fazer da vida uma prática do Evangelho de Jesus Cristo.

O Curso segue bastante rico e produtivo. Que assim seja até o fim e que renda frutos para as realidades provinciais do mundo.

Pode acompanhar outras ações pela página do facebook no link a seguir: JPIC da Ordem.

 

  

Fotos: Página do Facebook do JPIC e concedidas pelo Frei César Lindemberg.