,

I REUNIÃO DO TRIÊNIO 2018-2020 DO SECRETARIADO PROVINCIAL DE EVANGELIZAÇÃO E MISSÃO (SPEM)

No dia 07 de abril de 2018 no Convento dos Franciscanos, em Mossoró – RN ocorreu a primeira reunião do Secretariado Provincial para as Missões e Evangelização do Triênio (2018 – 2020). Participaram deste encontro: Frei Gilmar Nascimento da Silva (Secretário Provincial para as Missões e Evangelização), Frei Francisco Rogério de Sousa (Moderador das Missões), Frei José Carlos Fernandes (Articulador com a Família Franciscana), e Frei Alleanderson Brito (Animador Provincial do Cuidado Pastoral das Vocações). Inicialmente realizou-se um estudo do Capítulo V dos EEPP (Estatutos Particulares) que diz respeito a Evangelização e Missão. Com uma leitura partilhada foram feitas algumas observações em vista de uma futura revisão destes Estatutos. Em seguida realizamos o estudo das Diretrizes Pastorais da Província, que são de 1989. Estas Diretrizes são bem elaboradas, porém, também precisam de uma atualização. Precisa fazer constar nelas a Frente de Comunicação e o Comissariado da Terra Santa. Na parte da tarde refletiu-se sobre a caminhada dos serviços que compõem este Secretariado. Percebe-se que todos estão caminhando e que a articulação destes serviços precisa ser enfatizada.

No final do encontro foi apresentada a seguinte programação para este ano:

  • No período de 14 a 17/05 ocorrerá em Salvador o Encontro anual do SIFEM (Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão). São convocados para este encontro: o Secretário para as Missões e a Evangelização de cada entidade, o Moderador das Missões de cada entidade, O Coordenador do Serviço Franciscano de Justiça e Integridade da Criação (SFJPIC) e o Coordenador da Pastoral Educativa. O tema abordado será “O Protagonismo dos Leigos na Evangelização” e o assessor será Dom Frei Carlos Alberto (Beto) Breis, OFM.
  • No período de 19 a 22/07 será realizado o III Encontro Nacional Franciscano de Juventudes, em Vila Velha – ES. Cada entidade poderá enviar no máximo 45 jovens. Os párocos já receberam a carta com todos os detalhes para a participação deste encontro.
  • O Encontro Provincial de Párocos e Leigos será realizado nos dias 31/08, 01 e 02 de setembro, em Olinda – PE. Serão convocados os párocos e dois leigos por paróquia.
  • E nos dias 17 e 18 de outubro ocorrerá a próxima reunião do Secretariado Provincial de Evangelização e Missão, em João Pessoa – PB.

Esta reunião encerrou-se com uma breve avaliação e com o agradecimento do Secretário Provincial de Evangelização e Missão pela realização deste momento de comunhão.

 

Frei Gilmar Nascimento da Silva

Secretário do SPEM