,

CFFB SE COMPROMETE NA DEFESA DA ÁGUA

Irmãs e Irmãos, O Senhor lhes dê a paz!

Em continuidade com a Assembleia Geral de 2015, de dinamizar a Laudato Si e aos compromissos que assumimos com o Capítulo das Esteiras de 2017, de eleger “dentre os diversos apelos, um compromisso particular com a Irmã Água […] através da participação da família em jornadas, fóruns e nas iniciativas de fortalecimento dos trabalhos ligados à Justiça e à Integridade da Criação” (Carta de Aparecida CFFB). Estivemos presentes no Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018, em Brasília.
A pós nosso Capítulo, ainda em 2017, fizemos um caminho de preparação ao FAMA, a saber: (a) Um “Curso online de animadores de Laudato Si”, com os temas: em 18 de outubro, Águas Vivas, Rios Voadores; 25 de outubro, Água, Bem Comum; 1 de novembro, FAMA – Água Não é Mercadoria. (b) A 8a Jornada Franciscana de Direitos Humanos, organizada pela JUFRA, em torno da defesa da água como bem comum, que aconteceu de 01 a 10 de dezembro de 2017.
Agora, neste mês de março, um grupo da Família Franciscana, animados pelo SINFRAJUPE, participou das atividades do FAMA 2018. O SINFRAJUPE, com diversas outras organizações da Igreja e da sociedade civil da América Latina, África e Europa, organizou um Seminário Internacional, com o tema “Água como direito humano e como bem comum: estratégias e resistências frente à privatização”, que aconteceu no dia 18.
Para afirmar o resultado dos debates realizados no seminário as organizações presentes assumiram um compromisso comum através de uma carta intitulada “Para a concretização do direito humano e da natureza à água”. Essa carta traz denúncias a respeito da negação ao direito à água e sugere caminhos possíveis para a superação das situações de injustiça que afetam especialmente as populações originárias em todo o mundo.
Apresentamos aqui essa carta, como nosso compromisso em relação à Irmã Água. Pedimos a todas as irmãs e irmãos de nossa Conferência, que a leiam, divulguem e assumam esse compromisso, no dia a dia de seus trabalhos e vida, nas fraternidades e comunidades.
Conforme, o que assumimos em nosso Capítulo das Esteiras 2017, vamos continuar nossa caminhada rumo ao Congresso de JPIC da Família Franciscana, que será realizado em 2018. Vamos apresentar em breve um roteiro rumo ao Congresso, tendo como base essa carta compromisso em relação à nossa Irmã Água.
Segue em anexo a Carta Compromisso. (Clique abaixo)

“Para a concretização do direito humano e da natureza à água”.

Frei Éderson Queiroz OFMCap
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB