,

ASPIRANTES DE SERGIPE DESCREVEM COMO FOI SEU PRIMEIRO ENCONTRO VOCACIONAL

Nos dias 16, 17 e 18 de março motivados por Deus e pelo carisma franciscano nós, vocacionados franciscanos de Sergipe, demos início aos encontros vocacionais deste ano de 2018. Este primeiro encontro aconteceu no convento de Santo Antônio, na cidade de Aracaju-SE, e foi conduzido por Frei Artur, promotor vocacional, e contou com a presença de 4 aspirantes: Cleones (Aracaju), David (Aracaju), Igor (Carira) e Jorge (São Cristóvão).

Inicialmente fomos acolhidos na sexta-feira no momento do jantar pelo promotor vocacional e apresentados aos frades que residem em Aracaju. Após o jantar aconteceu um momento de entretenimento com a exibição de um filme.

Na manhã do sábado após o café fomos conduzidos a vivenciar um momento de adoração dentro da temática vocacional. Pois, é através da oração que nossa vocação é amadurecida e podemos discernir qual o plano de Deus para nossa vida. No momento formativo do encontro tivemos a explanação e debate de duas temáticas: 1° uma reflexão sobre a vocação e missão da Igreja; 2° uma reflexão sobre a essência da vida franciscana.

Os encontros vocacionais tem por finalidade nos ajudar a discernir nosso chamado vocacional. Na vida franciscana a vivência vocacional se dá na e pela fraternidade, por isso na noite do sábado tivemos a oportunidade de aproveitar a companhia uns dos outros, partilhar nossa vida, nossas experiências por meio de conversas que nos levam a nos conhecermos melhor.

No domingo tivemos a graça de participarmos da primeira missa da manhã junto ao povo de Deus e fomos apresentados a comunidade paroquial por Frei Artur, que pediu ao povo rezasse por nós  para que pudéssemos vivenciar bem este período de animação e discernimento vocacional. Concluindo o encontro foi realizada uma revisão geral de tudo que ocorreu e foi planejado o próximo encontro que será realizado entre os dias 27, 28 e 29 de abril.

Esse primeiro encontro deixou no coração de cada um nós sementes que germinarão através de uma experiência concreta com a palavra de Deus, que continuamente nos convida a viver o serviço do amor e da paz. Se fôssemos escolher uma frase do evangelho para representar esse encontro, a mais adequada é a do próprio evangelho deste domingo, o 5° da quaresma:
“Se alguém quer seguir a mim que me siga. E aonde eu estiver também estará meu servo” (Jo 12, 26).

Que o Senhor nos fortaleça na missão, pois bem sabemos que a messe é grande e poucos são os operários.

Vocacionados franciscanos de Sergipe.