,

SÃO FRANCISCO DO CONDE SEGUE COM A CAMPANHA “SALVE O CONVENTO”

O governador da Bahia, Rui Costa, esteve em São Francisco do Conde, na RMS, para a entrega de ambulâncias e assinatura de ordens de serviços na cidade. Na oportunidade o chefe do poder executivo estadual recebeu membros da comissão do “Movimento Salve o Convento”, responsável pela campanha para a restauração do Convento de Santo Antônio (séc. XVII), marco da fundação do município. O pároco de São Francisco do Conde e guardião do Convento, Frei Rogério Rodrigues, e o membro da comissão, Átila Santana, expuseram a Rui Costa a grave situação do monumento que começa a ruir.

O secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, também conversou com a comissão e frisou a importância do Convento para a história de São Francisco do Conde e da Bahia. Martins lembrou ainda que a causa foi tema de encontro entre ele, a secretária estadual da Cultura, Arany Santana, e o presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia-IPAC, João Carlos de Oliveira.

O Convento tem quase 400 anos e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas foi interditado pela Defesa Civil do Estado em novembro de 2017, por causa de graves problemas estruturais. A secretária e cultura do estado, Arany Santana e o secretário Carlos Martins irão atuar junto aos órgãos competentes e buscarão parceiros para viabilizar a execução do projeto executivo de reconstrução do local.