,

NOVO GUARDIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, FREI FERNANDES, É ACOLHIDO PELA COMUNIDADE PAROQUIAL

Neste domingo, dia 18/02/2018, Frei Fernandes foi apresentado à comunidade paroquial de Nossa Senhora do Rosário. Foi na missa das sete horas da manhã. Estavam presentes todos os frades daquela fraternidade: Frei Jean, Frei Anastácio, Frei Vito, Frei Hermano e o próprio Frei Fernandes.

No início da celebração Frei Jean explicou que os frades estavam presentes para manifestar seu apoio e carinho ao Frei Fernandes e pediu que as pessoas o recebessem com uma salva de palmas.

Antes da bênção final as pastorais e os movimentos foram apresentados ao confrade que recebeu a todos com alegria.

E em seguida fez o seguinte pronunciamento: “Irmãos e Irmãs, paz e bem! Minha amizade com esta paróquia e fraternidade teve início em 79, quando vim com um grupo de postulantes participar de um encontro. Naquela ocasião fiquei impressionado com o trabalhos dos frades. Cada um do seu jeito, mas todos animados. Era um grupo grande de frades nesta fraternidade.  Daquele ano em diante a amizade foi só aumentando. Em 2008 quando fui mestre de noviços todos os anos vim para cá para receber formação com os frades daqui e sobretudo com a pastoral da terra. Durante o Capítulo Provincial Frei Anastácio e Frei Jean falaram comigo a possibilidade de vir morar aqui e eu aceitei. Só não sabia que vinha como coordenador da fraternidade. É uma tarefa difícil, mas como é enfrentada em fraternidade o peso fica mais leve.

As nossas Constituições dizem ‘que a principal função do Guardião é fomentar o bem da Fraternidade e dos irmãos, zelar cuidadosamente pela vida e disciplina religiosa, coordenar as atividades e promover a obediência ativa e responsável dos irmãos em espírito de verdadeira fraternidade’ (CCGG 237). Para executar esta missão temos as estruturas próprias principalmente o Capítulo local e o Retiro mensal. São espaços que temos para conversar e resolver as situações difíceis que por acaso apareçam. Trabalharemos para que os funcionários da casa tenham um bom ambiente de trabalho. A casa continuará aberta para todas as pastorais e movimentos bem como as pessoas que quiserem uma palavra, um conselho ou mesmo para rezar. Os frades continuarão desempenhando as funções que já fazem há anos. Por fim, meu muito obrigado a todos: a Ordem Franciscana Secular, a Pequena Família Franciscana, os Ex-alunos de Ipuarana e principalmente a todos os paroquianos. Farei o possível para corresponder a confiança a mim depositada. Que o Senhor confirme a obra de nossas mãos. Agora e sempre. Amém”!

Em seguida Frei Jean convidou aos frades para dar a bênção de São Francisco e seguiu-se para o salão para um café comunitário.

Para o louvor de Cristo.

 

Frei José Carlos Fernandes, OFM

 

 

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *