,

FREI JAILSON DAS MERCÊS REGRESSA À PROVÍNCIA

Na Celebração Eucarística desta terça-feira (23/01), às 18h00, na Igreja do Convento São Francisco de Assis, situada no Bairro do Pelourinho em Salvador – BA, Frei Jaílson das Mercês de Oliveira, OFM fez a Profissão dos Votos Temporários de Obediência, Castidade e Sem nada de próprio.

A missa foi presidida por Frei Antônio de Melo Francisco do Nascimento, OFM, Mestre dos Frades de Profissão Temporária da Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção. Em sua homilia, Frei Melo destacou a alegria do povo de Deus ao receber a Arca de Deus, quando Davi transportou para sua cidade, (2 Samuel 6,12-15.17-19) relatada na primeira leitura. Assim como a Arca era sinal de Deus para seu povo e motivo de alegria, por meio dos votos Frei Jaílson é também instrumento da presença de Deus, junto ao seu povo.

A acolhida dos votos do professando coube ao guardião da Fraternidade São Francisco, Frei Marcos Osmar Freire da Silva Sá, OFM, delegado do Ministro Provincial, Frei João Amilton dos Santos, OFM.

Após emitir os votos, Frei Jaílson é acolhido pela Fraternidade São Francisco em Salvador – BA, onde dará continuidade a sua formação religiosa; cursando filosofia, nos trabalhos da fraternidade e serviços pastorais. Frei Jaílson já havia feito a Primeira Profissão Temporária dos Votos, em 02 de fevereiro de 2016, por motivos particulares, teve que interromper a formação. Em novembro de 2017, teve o aval dos Definitórios Provincial e Geral para ser readmitido à Ordem dos Frades Menores, na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

Na Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Província de Franciscana Santo Antônio do Brasil, os votos dos professos temporários são renovados anualmente, na Festa do Perdão de Assis, dia 02 de agosto, até o momento da profissão solene.

A Celebração de Profissão (readmissão) contou com a participação dos devotos de Santo Antônio, que marcam presença na Igreja São Francisco todas as terças feiras. Contou também com a fraternidade do Convento e demais Confrades que estão no Convento São Francisco, participando do Curso Interprovincial de Franciscanismo provenientes da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção (PI/MA) e Custódia Franciscana de São Benedito da Amazônia (AM, PA e RR).

 

Frei Marcondes Uchôa, OFM

Frei Mendelson Branco, OFM

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *