,

Homilia da Missa do 3° dia de Capítulo.

A água, o sangue e o espírito.

A Eucaristia desse terceiro dia de trabalhos do Capítulo Provincial, foi presida pelo Secretário do Serviço de Animação Vocacional, Frei Pedro Junior Freitas, OFM.

Segue a homilia;

a andar era durante o dia, mas dentro deles parecia noite, escuro, sem esperanças e cegos diante dos sinais de morte. Porém, quando a noite chega e Jesus parte o pão, dentro deles já não havia mais escuridão, seus olhos começaram a ver novamente. Neste momento consigo constatar que é início do dia, só que não consigo saber como estamos por dentro. Sei também que a participação da Irmã Áurea deixou em nós uma luz acesa da esperança, de que não podemos deixar esse Capítulo ser mais um; os relatórios do Visitador bem como do

 

Provincial fizeram memória e apontaram vias já conhecida por todos nós. Precisamos dar uma resposta concreta. Para aqueles discípulos voltar a Jerusalém e contar aos outros o que viram e ouviram era a luz que precisavam. E nós qual lugar inspirador precisamos ir?

Durante toda essa semana meditamos as leituras da 1 carta de João, assim como é comum em todas as cartas, além de exortar e ensinar, formam e gerem para permanecermos fieis à missão de Jesus. João nos fala de três testemunhas que garantem a vinda de Jesus: a água, sinal de purificação e renovação; sangue, sinal de doação e vitória sobre a morte; e o Espírito, sinal da verdade. Todos eles são sinais unanimes da presença de Jesus. Para permitirmos nos encher dessa água que é Jesus precisamos concertar as rachaduras de nossas cisternas; precisa-se de uma doação maior de todos que ultrapasse os nossos interesses individuais e prevaleça a fraternidade, isso é dá o sangue; precisamos ainda da verdade, reconhecermos nossos limites, apontar quem realmente é o Salvador como fez João batista: “Eu sou a voz, Ele é a Palavra, eu sou a testemunha da luz, Ele é a luz; eu batizo com água, Ele com o Espírito Santo”.

Portanto, a exemplo de Nossa senhora, cuja manhã deste dia fazemos memória, humildemente reconheçamos nossa pequenez e não percamos de vista as testemunhas que nos garantem Cristo: a água, o sangue e o Espírito.

Frei Pedro Júnior, OFM

06 de Janeiro de 2018