,

Comissão Salve o Convento

Na missa campal, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, no dia 08 de dezembro de 2017, presidida pelo Bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, concelebrada pelo Ministro Provincial Frei João Almilton dos Santos, OFM, Frei Hermano José e Frei Rogério Rodrigues Pároco da Paróquia de São Gonçalo em São Francisco do Conde – BA que apresentou a comunidade Católica e Sanfranciscana a comissão (constituída por representantes da Igreja Católica, por pessoas que pensam e vivem a cultura local, seja através do conselho de cultura, da academia de letras, do ofício de ensinar ou por ser atuantes nos segmentos que participam) formada para requerer aos poderes públicos ( Ministério Público, IPHAN, IPAC, Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde e Câmara de Vereadores) a restauração do Convento de Santo Antônio.

O Convento Santo Antônio teve sua construção terminada no ano de 1633, marco da fundação da cidade, no séc. XVII. Na década de 90 passou-se por uma reforma, entretanto com o surgimento de rachaduras e deterioração do teto na Igreja do Convento foi interditada pela Defesa Civil do estado.

Para Frei Rogério Rodrigues; por se tratar de um monumento histórico e de valor riquíssimo para a cultura da nossa cidade, não podemos deixar desmoronar.

No dia 04/01 (quinta-feira) a Comissão Salve o Convento reuniram se com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Salvador-BA, para cobrar ações emergenciais de preservação do Convento de Santo Antônio. Na oportunidade, a comissão apresentou um manifesto com cerca de sete mil assinaturas de pessoas do município, cobrando a restauração do principal monumento histórico da cidade do Recôncavo baiano.
Partes do Convento, que é tombado pelo IPHAN, foram interditadas pela Defesa Civil em função do risco iminente de desabamento.
Os técnicos deixaram pré-agendada uma vistoria técnica para a próxima quarta-feira, 10/01, para uma nova avaliação, haja vista que o quadro de deterioração do monumento se agravou nos últimos dias.

 

Fonte: Frei Rogério Rodrigues e Comissão Salve o Convento