Mostra reúne obras de Frei Domingos Sávio

NOTÍCIAS DA PROVÍNCIA

IMG_6644

Uma mostra com 16 pinturas 11 desenhos e um painel de autoria de Frei Domingos Sávio está aberta ao público no Convento São Francisco de Olinda pelos próximos dois meses. O lançamento da exposição aconteceu no sábado, 15 de novembro, e contou com a presença de familiares, amigos e confrades do franciscano que utilizava da arte como missão.

A mostra foi uma iniciativa de amigos e confrades do religioso. A curadoria da exposição ficou a cargo do artista plástico Roberto Ploeg, que considera a arte de domingos uma atitude crítica de indignação diante das injustiças sociais e, ao mesmo tempo, a chama de esperança de uma sociedade mais igualitária.

A exposição aborda temáticas cristãs, populares, sensuais e, sobretudo, retratos do cotidiano. Uma diversidade de tons, técnicas e formatos que permite aos visitantes um passeio pelo universo amplo que frei Domingos Sávio procurou contemplar e registrar através de seu olhar.

Boa parte as obras do frei Domingos tem as marcas da teologia da libertação. O religioso foi um dos fundadores do Movimento de Artistas da Caminhada – Marca, colocando sua arte a serviço de várias organizações populares e ONGs comprometidas coma transformação da sociedade brasileira.

Após descobrir, aos 35 anos, que era portador de uma lesão degenerativa-progressiva na medula chamada siringomielia, Frei Domingos foi, pouco a pouco deixando de pintar. Mas não abandonou as artes. Explorou, e com maestria, a veia literária. São crônicas e cartas de cunho meditativo que resgatam o cerne de sua vocação franciscana: o olhar para os pobres e marginalizados. Os produtores e idealizadores da exposição pretendem, logo a seguir, lançar um livro com suas crônicas.

Frei Domingos participou de todo o processo de criação da exposição. Infelizmente veio a falecer em agosto deste ano, mas sua memória permanece viva através de sua obra. A exposição permanece em cartaz até dia 6 de fevereiro no Convento de São Francisco com entrada gratuita. Um blog também foi produzido para divulgar a mostra, onde podem ser conferidas tanto informações sobres as obras como outras curiosidades e perspectivas do projeto. Acesse: http://freidomingossavio.blogspot.com.br

Notícias Relacionadas:

Frei Domingos Sávio recebe a visita da irmã morte

Pequena auto-biografia de Frei Domingos Sávio Menezes Carneiro, OFM